Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4022
Título: O sujeito surdo usuário de bibliotecas universitárias: primeiras aproximações a partir da biblioteca da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Autor(es): Lins, Maira Carolina da Cunha
Palavras-chave: Estudo de usuário
Surdos
Biblioteca universitária
Data do documento: 30-Dez-2022
Citação: LINS, Maira Carolina da Cunha. O sujeito surdo usuário de bibliotecas universitárias: primeiras aproximações a partir da biblioteca da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). 2022. 46 f. Monografia (Graduação Bacharelado em Biblioteconomia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: Esta pesquisa aborda a relação do sujeito surdo, usuário de Bibliotecas universitárias, busca, a partir de uma primeira aproximação a partir da Biblioteca Universitária da UNIR, sua relação com esse ambiente de informação e suas necessidades de informação. O objetivo do trabalho é inicialmente a aproximação com a Biblioteca da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Porto Velho. Busca propor melhorias no acesso à informação para o público surdo, visibilizando mais visibilidade as suas necessidades. Trata-se, inicialmente, da surdez, dando importância para melhor entender o público pesquisado, expõe sobre a identidade e cultura surdas, detectando o surdo e o deficiente auditivo e seus principais obstáculos no acesso à informação, além de especular a satisfação dos usuários surdos na utilização da Biblioteca. Apresenta uma revisão da literatura acerca de Bibliotecas universitárias, estudo de usuário – que se trata do tópico da Biblioteconomia que busca compreender os tipos de usuários – acerca dos surdos e deficientes auditivos. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa e com o uso da técnica da pesquisa bibliográfica e de campo. A coleta de dados envolveu levantamento bibliográfico e entrevista semiestruturada, sendo também utilizados a análise exploratória e descritiva. O perfil dos usuários foi descrito por meio das condições auditivas, e sobre necessidade de informação e o acesso à informação. A coleta de dados foi realizada com surdo da Universidade Federal de Rondônia que utiliza a Biblioteca universitária da UNIR. Salienta-se que as necessidades dos surdos são inúmeras, começando pela comunicação, que é essencial para a convivência em meio a sociedade e o desenvolvimento humano. Conforme a entrevista foi sendo desenvolvida, teve a compreensão que na própria Biblioteca, continua tendo os mesmos problemas na comunicação, e que sua utilização não é maior pelos surdos devido à falta de comunicação dos responsáveis que atuam na área da biblioteca, trazendo consigo outros problemas, no acesso físico, atendimento é o acervo oferecido.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4022
Aparece nas coleções:Biblioteconomia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FINAL.pdfO SUJEITO SURDO USUÁRIO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES A PARTIR DA BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)760,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.