Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4038
Título: A evolução da escrituração contábil para o mundo digital no início do século XXI
Autor(es): Souza, Bruna Naiara Frota de
Carvalho Filho, Mauro de Oliveira
Palavras-chave: SPED
Escrituração digital
Contabilidade digital
Data do documento: 2022
Citação: SOUZA, Bruna Naiara Frota de; CARVALHO FILHO, Mauro de Oliveira. A evolução da escrituração contábil para o mundo digital no início do século XXI. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: A escrituração contábil vem sempre evoluindo ao longo dos anos, no início do séculos XXI o mundo digital adentrava em uma constante de crescimento e popularização jamais vista, antes da digitalização da escrituração contábil, todo o processo escriturário era realizado de forma manual ou mecânica em seus famosos “livro caixa e livro diário”, porém tudo mudou com a popularização dos desktops e notebooks, agora as empresas possuíam em suas mãos ferramentas poderosas que daria a elas mais segurança e agilidade em todo o processo operacional, sendo assim, era necessário que o fisco implementasse uma nova ferramenta que auxiliaria os contabilistas rumo à era digital, com dado pretexto nascia o sistema público de escrituração digital (SPED). Com isso, o presente artigo buscou evidenciar como ocorreu a implementação da escrituração contábil digitalizada bem como quais medidas legais foram tomadas por parte do fisco para auxiliar os contabilistas nesta nova era que estava surgindo. O processo metodológico usado para o artigo foi uma revisão bibliográfica em conjunto com uma revisão sistemática da literatura, a coleta de dados consultada foi dada por meio da Biblioteca Digital do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Google Scholar assim como pesquisas feitas em base de dados públicos, a estratégia de pesquisa utilizada na revisão sistemática foi Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). O resultado do estudo demonstra as grandes mudanças que vem ocorrendo nos procedimentos de Escrituração Contábil, a implementação do sistema SPED revela como a constante evolução do mundo afetou a área, diante disso os contabilistas e empresas do ramo precisam estar sempre em consonância com o avanço tecnológico, acima disso os profissionais, que devem sempre estar em constante aperfeiçoamento técnico.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4038
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis (TCC's)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MAURO E BRUNA FINAL.pdf422,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.