Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4042
Título: Estou no sexto ano e agora?: desafios dos surdos na educação básica
Autor(es): Gutierre, Darlan Brasil
Nobre, Maria Soledade dos Santos
Palavras-chave: Desafios de ensinar
Língua Portuguesa
Alunos Surdos
Data do documento: 2019
Citação: Gutierre, Darlan Brasil, Nobre, Maria Solidade dos Santos. Estou no sexto ano e agora: desafios dos surdos na educação básica. 26 f. Artigo científico ( Departamento Acadêmico de Ciências da Linguagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2019.
Resumo: Em um país considerado emergente o tema alfabetização já é polêmico quando falamos em crianças ouvintes, pois sofremos do mal do analfabetismo funcional em grande escala. Quando pensamos em crianças surdas isso aumenta, pois a falta de profissionais capacitados ainda é grande. Desta forma, essa observação norteará essa pesquisa e tem por objetivo identificar as possíveis respostas de comoo surdo aprende e é alfabetizado, visto que não tem o som a seu favor. Para atender os objetivos da pesquisa foi realizada uma pesquisa bibliográfica toma como ponto de partida os materiais já disponíveis para consulta. O fator ontológico que impulsionou a explanação deste artigo foi o desejo de ajudar o indivíduo surdo na caminhada da alfabetização. Quando o indivíduo não é exposto a Língua de herança, o prejuízo no desenvolvimento é inevitável. O fator ouvir é extremamente importante para o indivíduo usuário de uma língua oral-auditiva, assim como, o fator visual para o indivíduo surdo que apreende o mundo através da Língua Brasileira de sinais (Libras) uma língua visual-espacial. Os resultados mostram que o surdo deve ser exposto, primeiramente a Língua de sinais e depois a língua portuguesa escrita para que ele seja atendido em todas as suas necessidades educacionais e seja um cidadão alfabetizado e letrado. O aporte teorico que sustenta o trabalho teve como referência os estudos sobre a escria assim como: Beyer (2006), Fernandes (2003), Quadros; Schmiedt (2006), Quadros (2007), Paula (2007), Brasil (2005), Sacks (2002), Faraco (1999), Santana (2007) e outros.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4042
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DARLAN E MARIA SOLEDADE.pdf560,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.