Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4042
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gutierre, Darlan Brasil | - |
dc.contributor.author | Nobre, Maria Soledade dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-25T19:11:16Z | - |
dc.date.available | 2023-01-25T19:11:16Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Gutierre, Darlan Brasil, Nobre, Maria Solidade dos Santos. Estou no sexto ano e agora: desafios dos surdos na educação básica. 26 f. Artigo científico ( Departamento Acadêmico de Ciências da Linguagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4042 | - |
dc.description.abstract | Em um país considerado emergente o tema alfabetização já é polêmico quando falamos em crianças ouvintes, pois sofremos do mal do analfabetismo funcional em grande escala. Quando pensamos em crianças surdas isso aumenta, pois a falta de profissionais capacitados ainda é grande. Desta forma, essa observação norteará essa pesquisa e tem por objetivo identificar as possíveis respostas de comoo surdo aprende e é alfabetizado, visto que não tem o som a seu favor. Para atender os objetivos da pesquisa foi realizada uma pesquisa bibliográfica toma como ponto de partida os materiais já disponíveis para consulta. O fator ontológico que impulsionou a explanação deste artigo foi o desejo de ajudar o indivíduo surdo na caminhada da alfabetização. Quando o indivíduo não é exposto a Língua de herança, o prejuízo no desenvolvimento é inevitável. O fator ouvir é extremamente importante para o indivíduo usuário de uma língua oral-auditiva, assim como, o fator visual para o indivíduo surdo que apreende o mundo através da Língua Brasileira de sinais (Libras) uma língua visual-espacial. Os resultados mostram que o surdo deve ser exposto, primeiramente a Língua de sinais e depois a língua portuguesa escrita para que ele seja atendido em todas as suas necessidades educacionais e seja um cidadão alfabetizado e letrado. O aporte teorico que sustenta o trabalho teve como referência os estudos sobre a escria assim como: Beyer (2006), Fernandes (2003), Quadros; Schmiedt (2006), Quadros (2007), Paula (2007), Brasil (2005), Sacks (2002), Faraco (1999), Santana (2007) e outros. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-01-25T19:10:46Z No. of bitstreams: 1 TCC_DARLAN E MARIA SOLEDADE.pdf: 573742 bytes, checksum: c1917291bbdce22f0fdbf32e27da9e7c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-01-25T19:11:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_DARLAN E MARIA SOLEDADE.pdf: 573742 bytes, checksum: c1917291bbdce22f0fdbf32e27da9e7c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-01-25T19:11:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_DARLAN E MARIA SOLEDADE.pdf: 573742 bytes, checksum: c1917291bbdce22f0fdbf32e27da9e7c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-25T19:11:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_DARLAN E MARIA SOLEDADE.pdf: 573742 bytes, checksum: c1917291bbdce22f0fdbf32e27da9e7c (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Desafios de ensinar | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Alunos Surdos | pt_BR |
dc.title | Estou no sexto ano e agora?: desafios dos surdos na educação básica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_DARLAN E MARIA SOLEDADE.pdf | 560,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.