Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4044
Título: O léxico corporal do povo Oro Waram Xijein: contribuição para a educação indígena em Guajará-Mirim
Autor(es): Lima, Alcilene Barroso
Palavras-chave: Resgate
Língua materna
Corpo humano
Data do documento: 2014
Citação: Lima, Alcilene Barroso. O léxico corporal do povo Oro Waram Xijein: contribuição para a educação indígena em Guajará-Mirim. 24 f. Artigo Científico. ( Departamento Acadêmico de Ciências da Linguagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2014.
Resumo: O objetivo desse trabalho é contribuir no resgate e na manutenção da língua indígena, registrando e catalogando os falares do povo oro waram xijein, trabalho desenvolvido através de pesquisa bibliográfica e de campo na comunidade Laje Novo, localizada a 50 km de Guajará-Mirim/RO, com intuito de valorizar e preservar a língua materna daquele povo. Como forma de contribuição concreta, produzimos um material didático mostrando as partes externas do corpo humano impresso em banner, para auxiliar os professores em sala de aula, pois na visita à comunidade, foi possível constatar as inúmeras dificuldades vivenciadas por alunos e professores no que diz respeito à falta de materiais didáticos. Em pesquisa, conhecemos a comunidade, visitamos a escola e analisamos as coletas com um dos professores da comunidade. E o banner foi confeccionado com o intuito de contribuir para a qualidade de ensino na EIEEF Tenente Lira, colaborando tanto para educação escolar quanto na preservação da língua materna.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4044
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ALCILENE BARROSO DE LIMA.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.