Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4046
Título: Do nojo ao gozo: o percurso do desejo no conto ‘‘Miss Algrave’’ de Clarice Lispector
Autor(es): Estevam, Jordana Ingrid Lopes
Palavras-chave: Clarice Lispector
Miss Algrave
Desejo
Data do documento: 2018
Citação: Estevam, Jordana Ingrid Lopes. Do nojo ao gozo: o percurso do desejo no conto ‘‘Miss Algrave’’ de Clarice Lispector. 22 f. Artigo Científico. ( Departamento Acadêmico de Ciências da Linguagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2018.
Resumo: Miss Algrave, personagem clariceana detentora de uma faceta ambígua que perpassa do severo puritanismo à libidinosa satisfação de seus desejos em busca do autorreconhecimento. No conto em pesquisa, Clarice Lispector, por meio de uma escrita paradoxal e reveladora, nos leva a pressupor a problematização da tensão conflitiva da personagem Algrave com o mundo interior e com as exigências do mundo exterior, embasada na perspectiva freudiana ajustada aos estudos sobre os sistemas da personalidade: Id, Ego e Superego. Assim, dessa conjuntura, o presente artigo propõe analisar a mudança comportamental na qual ocasiona as oscilações do comportamento da personagem Miss Algrave e seu posicionamento em relação aos preceitos sociais condicionantes. Conclui-se que a ambiguidade comportamental decorre da incongruência e ambivalência entre o princípio do prazer- Id e o princípio da realidadeSuperego, bem como, o posicionamento emancipatório da personagem clariceana ao perpassar o percurso do desejo: repreensão, ou seja, sexualidade reprimida, à aceitação da sexualidade feminina como sendo inata.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4046
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_JORDANA INGRID.pdf340,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.