Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4050
Título: A cabeça de Tereza
Autor(es): Soares, Jamile Pereira
Palavras-chave: Ancestralidade
Decolonial
Tereza de Benguela
Data do documento: 2022
Citação: SOARES, Jamile Pereira. A cabeça de Tereza. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Licenciatura em Teatro) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: Mediante este relatório almejo descrever o processo criativo do espetáculo teatral “A cabeça de Tereza”, nele discorro sobre os diversos aspectos que compõem a concepção da obra como os elementos dramatúrgicos, estéticos e conceituais. Abordando desde as minhas primeiras experiências sendo uma menina negra, que possui um seio familiar majoritariamente negro, até a importância da ancestralidade e dos atos de resistência perante um sistema opressor. Neste relatório, também busco contextualizar memórias históricas do estado de Rondônia, das mulheres símbolos de movimentos insurgentes, salientando a importância de Tereza de Benguela como mulher inspiração para criação teatral. Descrevo os objetos cênicos, a composição de sonoridades e vestimentas das personagens visagens, buscando relatar através de uma linguagem poética, em uma tentativa de elaborar uma escrita decolonial e que possua o aconchego de colo de mãe.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4050
Aparece nas coleções:Teatro (TCC's)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relatório.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.