Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4065
Título: Avaliação da possibilidade de uma empresa funcionando segundo o Just In Case ser compatível com uma empresa seguindo os ditames Just In Time
Autor(es): Rabelo, Osmar de Oliveira
Palavras-chave: Just-in-case
Just-in-time
Kanban
Data do documento: 2018
Citação: RABELO, Osmar de Oliveira. Avaliação da possibilidade de uma empresa funcionando segundo o Just In Case ser compatível com uma empresa seguindo os ditames Just In Time. 50 f. Monografia ( Departamento Acadêmico de Ciência da Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2018.
Resumo: As organizações apresentam formas particulares para se trabalhar, algumas com processos semelhantes, outras nem tanto. Isso tem muito haver com a demanda na fabricação de seus produtos, modo de enxergar o cliente e o mercado como um todo. Porém, muitas vezes é necessário alicerçar parcerias para amenizar os custos ou dificuldades do dia a dia. Assim, pesquisa-se sobre a incorporação da metodologia Just in Case ao ambiente Just-in-time, a fim de analisar se existe a possibilidade dessa incorporação. Para tanto, é necessário que se destrinche o histórico dessas abordagens de produção para daí então chegar a uma solução. Logo, conceitos, ensinamentos e ferramentas, foram fundamentais no esquema. Para isso, realiza-se uma pesquisa bibliográfica apoiada nos mais variados autores do assunto, como Lubben, Slack, Bertaglia, Ballou, dentre outros. Ao final, verifica-se que não existe a possibilidade de se incorporar a metodologia Just in case ao Just-in-time, pois se assim fosse haveria uma total negligência na forma de trabalhar de ambas, uma vez que fora outros fatores, o primeiro trabalha com estoques, antecipa pedidos por demanda, isto é, pregando aquilo que o segundo evita ao máximo, ou seja, o Just in Time é mais enxuto na forma de laborar, seu conceito vai de encontro ao que prega o Just in Case. Todavia, caso o Just in case trabalhe com a ferramenta tecnológica MRP ela abrirá portas para um novo pensamento, porquanto essa tecnologia apresenta certos fatores que ao serem congregados ao Just in time torna o ambiente híbrido, ou melhor, uma empresa funcionando com a ajuda de dois métodos de trabalho.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4065
Aparece nas coleções:DACA/GM. Graduação em Administração (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OSMAR DE OLIVEIRA RABELO - DACA.pdf779,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.