Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4067
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Vanessa de Araújo Macedo-
dc.date.accessioned2023-02-06T20:55:12Z-
dc.date.available2023-02-06T20:55:12Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSANTANA, Vanessa de Araújo Macedo. Representações e ludicidade na educação infantil: um estudo das práticas realizadas na escola brasileira e na escola boliviana. 38 f. Monografia ( Departamento Acadêmico de Ciências da Educação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4067-
dc.description.abstractO presente estudo trata da pesquisa fenomenológica sobre a importância da ludicidade na educação infantil e tem como campo de observação às práticas docentes realizadas em duas escolas localizadas na fronteira internacional entre o Brasil e a Bolívia, especificamente nas cidades de Guajará-Mirim (RO/BR) e Guayaramerín (Beni/BO). Nosso objetivo foi o de identificar o espaço da ludicidade na prática docente dos professores da educação infantil, participantes da pesquisa. Nesse processo de identificação a participação dos alunos foi fundamental. Através das representações construídas por eles nos Mapas Mentais, foi possível conhecer um pouco do dia a dia desses alunos na sala de aula e consequentemente na escola. Nossas reflexões estão fundamentadas nos estudos de Bello (1978), que apresenta a relação da educação com a ludicidade no decorrer das diferentes épocas, Rau (2011), que juntamente com outros autores debatem a ludicidade e sua importância na educação, Kozel (2009), que trata dos processos de representação e entre outros autores trazendo diferentes abordagens. Realizamos nossa pesquisa de campo na escola brasileira EMEI Adma Leal e na escola boliviana San José Fé y Alegria, optamos em trabalhar com uma turma de educação infantil de cada instituição de ensino. O período da pesquisa foi de uma semana em cada escola, e além dos Mapas Mentais, foram realizadas entrevista semiestruturada, questionário, observação e análise dos planos de ensino dos respectivos professores. Os resultados destacaram que a ludicidade ganha espaço na prática docente do professor, mas, apesar dessa realidade ter sido identificada, eles consideram que a situação poderia melhorar. Para os docentes a estrutura física das salas não é adequada para receber crianças e faltam recursos didáticos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-02-06T20:54:46Z No. of bitstreams: 1 VANESSA DE ARAÚJO MACEDO SANTANA - DACE.pdf: 1188332 bytes, checksum: d80d95a542b70a63a494a9d6db1c3b17 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-02-06T20:55:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VANESSA DE ARAÚJO MACEDO SANTANA - DACE.pdf: 1188332 bytes, checksum: d80d95a542b70a63a494a9d6db1c3b17 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-02-06T20:55:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VANESSA DE ARAÚJO MACEDO SANTANA - DACE.pdf: 1188332 bytes, checksum: d80d95a542b70a63a494a9d6db1c3b17 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-06T20:55:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VANESSA DE ARAÚJO MACEDO SANTANA - DACE.pdf: 1188332 bytes, checksum: d80d95a542b70a63a494a9d6db1c3b17 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleRepresentações e ludicidade na educação infantil: um estudo das práticas realizadas na escola brasileira e na escola bolivianapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANESSA DE ARAÚJO MACEDO SANTANA - DACE.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.