Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4068
Título: Biblioteca fora da caixa: reflexões sobre práticas educativas na biblioteca da escola Nossa Senhora do Carmo - Cacoal
Autor(es): Viana, Gizele de Melo
Palavras-chave: Biblioteca escolar
Educação
Práticas educativas
Data do documento: 2021
Citação: VIANA, Gizele de Melo. Biblioteca fora da caixa: reflexões sobre práticas educativas na biblioteca da escola Nossa Senhora do Carmo - Cacoal. 2021. 196 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf) no biênio 2019 - 2021 pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as práticas, projetos e/ou ações desenvolvidas pelos professores e técnicos a partir da biblioteca e da sua inserção no Projeto Político-Pedagógico da escola. As bibliotecas, a exemplo do que ocorre com arquivos e museus, são espaços de memória que contribuem para a conservação e a disseminação de recursos materiais e imateriais, colaborando com a salvaguarda de símbolos representativos de uma coletividade. Os reflexos da coletividade se consolidam na cidade que se configura como educadora quando alicerça esforços para a cidadania. Refletir sobre esses aspectos a partir da biblioteca escolar por meio dos registros de suas práticas educativas, e por instâncias de memória (individual ou coletiva), pode contribuir para ampliar a percepção da identidade social, potencializando caminhos para essa construção. O lócus da pesquisa é constituído por uma escola pública de Educação Básica, localizada no distrito do Riozinho no município de Cacoal - RO, tendo como sujeitos professores que atuam em sala de aula e desenvolvem ações/projetos de incentivo à leitura, coordenação pedagógica e alunos. A pesquisa propôs conhecer, relacionar e dialogar com os saberes e vivências adquiridos por professores que desenvolvem ações voltadas à mediação de leitura, no intuito de consolidar saberes e experiências adquiridos no fazer pedagógico e objetivando um diálogo e aproximação com a escola. Com a pesquisa foi possível realizar um levantamento de potenciais educativos locais que contribuam para o desenvolvimento de ações na e para a biblioteca escolar. A metodologia utilizada neste percurso é de natureza qualitativa, foi empregada a pesquisa-ação e utilizados instrumentais que contribuíram para o levantamento de dados - a pesquisa documental, grupo focal, entrevista narrativa e levantamento de potenciais educativos. A pesquisa encontra-se estruturada em seis etapas (seções), que contemplam aspectos teóricos e práticos relacionados à biblioteca escolar e suas práticas educativas. Os resultados esperados estão consolidados como produto final desta ação que culminou com a elaboração de um mapa infográfico de potenciais educativos produzidos por professores sobre espaços e saberes da comunidade.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4068
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação.pdf3,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.