Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4073
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rosa, Elaine Márcia Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-09T14:15:28Z | - |
dc.date.available | 2023-02-09T14:15:28Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | ROSA, Elaine Márcia Souza. Educação ambiental em tempos de pandemia: TICS no processo formativo o ensino médio integrado do IFRO – Campus Porto Velho Calama. 2022. 202 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4073 | - |
dc.description.abstract | O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) é uma realidade do ensino no Instituto Federal de Rondônia, IFRO- Campus Porto Velho Calama que durante a pandemia Covid-2019 causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2) desenvolveram-se atividades de Educação Ambiental nas Atividades não Presenciais (ANPs). O objetivo geral desta pesquisa consistiu em descrever o uso das TICs no processo formativo em Educação Ambiental no Ensino Médio Integrado, nos cursos de Informática, Edificações, Eletrotécnica e Química, visando motivar os estudantes a terem uma melhor compreensão do meio em que vivem, aprimorando o olhar crítico na Educação Profissional. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, baseada em Thiollent (2011) caracterizada como atitude participativa implicadas nos problemas investigados. O lócus da pesquisa foi o IFRO no Calama, utilizando-se questionários e oficinas, relatos de experiências com 22 (vinte e dois) estudantes, sendo 17 do Curso de Edificações, 1 do Curso de Eletrotécnica, 3 do Curso de Informática e 1 do Curso de Química sendo 14 do sexo feminino e 8 do sexo masculino. Os resultados apontam que a participação dos estudantes na pesquisa de intervenção contribuiu no desenvolvimento da Educação Ambiental para a construção de uma consciência ambiental crítica, cidadã e emancipatória, essencial, nas práticas educacionais, como também na vida social e profissional dos estudantes. Através dos relatos dos estudantes do ensino Médio, considera-se que a pesquisa contribuiu no processo formativo para a construção de práticas efetivas educacionais no Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jefferson Nascimento (j.aires.pvh@gmail.com) on 2023-02-08T20:36:41Z No. of bitstreams: 1 Dissertação.PDF: 3804631 bytes, checksum: ef5a315df576c2ea77e3b6b29307241e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-02-09T14:10:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.PDF: 3804631 bytes, checksum: ef5a315df576c2ea77e3b6b29307241e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-02-09T14:15:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.PDF: 3804631 bytes, checksum: ef5a315df576c2ea77e3b6b29307241e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-02-09T14:15:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação.PDF: 3804631 bytes, checksum: ef5a315df576c2ea77e3b6b29307241e (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Pandemia Covid 19 | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental em tempos de pandemia: TICS no processo formativo o ensino médio integrado do IFRO – Campus Porto Velho Calama | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.PDF | 3,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.