Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4079
Título: O ambíguo abraço da serpente em Mia Couto: alegoria histórica versus o insólito fantástico-estranho
Autor(es): Ferreira, Cássia Evelyn de Oliveira
Palavras-chave: Ambiguidade
Fantástico
Guerra Civil
Data do documento: 2019
Citação: FERREIRA, Cássia Evelyn de Oliveira. O ambíguo abraço da serpente em Mia Couto: alegoria histórica versus o insólito fantástico-estranho. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Departamento Acadêmico de Ciências da Linguagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2019.
Resumo: O presente artigo busca discutir a ambiguidade que envolve a morte de um homem no conto “O abraço da serpente”, de Mia Couto. Dessa proposição, analisa-se o conto por meio dos pressupostos teóricos de Yves Reuter que apresenta os elementos essenciais para análise de narrativas. Também busca-se inter-relacionar o conto miacoutiano aos estudos de literaturas africanas de língua portuguesa, tais como: Maria Nazareth Soares Fonseca que apresenta um estudo sobre a obra de Mia Couto. Quanto aos elementos figurados atemo-nos aos elementos distintos em o dicionário de figuras de linguagem de Sebastião Cherubim. Desse estudo, é concluso ponderar que o conto em pesquisa atente a perspectiva da estética literária que envolve o insólito que advém da hesitação diante do acontecimento fantástico- estranho. Também discute-se, nessa análise, temas como: as guerras moçambicanas, os conflitos de família que envolve ciúmes e bebidas alcoólicas e, por sua vez, transita na intertextualidade bíblica em Gênesis no que se refere a Adão, Eva e a serpente e tem seu desfecho envolto no insólito.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4079
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC___Cassia_Evelyn.pdf542,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.