Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4081
Título: “Não haverá mais índios”: a questão da alteridade entre “Nós” e o “Outro” no conto de Luiz Vilela
Autor(es): Pinheiro, Rosângela Mercias
Palavras-chave: Alteridade
Civilizados
Identidade
Índios
Data do documento: 2019
Citação: PINHEIRO, Rosângela Mercias. “Não haverá mais índios”: a questão da alteridade entre “Nós” e o “Outro” no conto de Luiz Vilela. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Departamento Acadêmico de Ciências da Linguagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2019.
Resumo: No presente artigo busca-se analisar a crise identitária entre brancos e índios no conto “Não haverá mais índios” de Luiz Vilela. Nesse sentido, propomos interpretar a acepção preditiva do autor a respeito do aculturamento e da alteridade pelos quais objetiva-se analisar como são tratados os povos indígenas no Brasil. Assim, a leitura desenvolvida encontra-se pautada nos elementos essenciais de análise da narrativa: tempo, espaço, narrador e personagens. Também, o trabalho de pesquisa utiliza-se das referências cujos autores, de algum modo, tematizaram o assunto. Desse estudo, pode-se ponderar que o autor do conto acredita que a extinção dos povos indígenas ocorrerá a partir da proposição efetiva de civilização sob o viés do homem branco. Segundo Vilela, por meio da ficção, extinguir a cultura indígena no Brasil seria algo extremamente ruim e triste, uma vez que, esses povos são, por excelência, a mãe natureza, ou seja, a mãe pátria brasileira.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4081
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC___ROSANGELA_M_PINHEIRO_vedado.pdf380,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.