Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4082
Título: O imaginário mítico e a realidade histórica no conto: “O dia em explodiu Mabata-bata” de Mia Couto
Autor(es): Figueira, Olímpia Ferreira
Palavras-chave: Ambiguidade
Guerra Civil
Mabata-bata
Mia Couto
Data do documento: 2019
Citação: FIGUEIRA, Olímpia Ferreira. O imaginário mítico e a realidade histórica no conto: “O dia em explodiu Mabata-bata” de Mia Couto. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Departamento Acadêmico de Ciências da Linguagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2019.
Resumo: No presente artigo analisa-se a ambiguidade que envolvem dois acontecimentos trágicos no conto “O dia em que explodiu Mataba-bata, de Mia Couto. A proposta de pesquisa desse trabalho encontra-se pautada, a princípio, na explosão de uma mina que mata um boi chamado pelo seu pastorzinho de Mabata-bata e, no desfecho do conto quando também uma mina explode e mata o pequeno pastor conhecido como Azarias. Assim, a análise do conto discute a ambígua interpretação que envolve dois pontos de vista: o real e o mítico. Dessa proposta, a leitura do conto em pesquisa encontra-se relacionada aos elementos essenciais de análise de narrativa, tais como: tema que envolve a realidade social econômica e histórica de Moçambique, principalmente, no que se refere ao contexto da guerra. Também, analisa-se as vozes narrativas (narrador), personagens, tempo e espaço. Nessa proposição de leitura, utilizamos, como base teórica, autores que, de algum modo, discutem o tema em interpretação tanto ficcional quanto histórico. Disso, conclui-se que o conto apresenta duas tragédias que permitem, ao leitor, refletir sobre a realidade histórica (guerras) e cultural (tradicionais raízes de Mito) dos povos moçambicanos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4082
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC__OLIMPIA FERREIRA_vedado.pdf349,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.