Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4083
Título: A verdadeira história dos três porquinhos: o discurso do lobo numa releitura do clássico infantil
Autor(es): Vitória, Edilaine de Andrade
Palavras-chave: Discurso
Linguagem
Persuasão
Semiótica
Data do documento: 2017
Citação: VITÓRIA, Edilaine de Andrade. A verdadeira história dos três porquinhos: o discurso do lobo numa releitura do clássico infantil. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Departamento Acadêmico de Ciências da Linguagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2017.
Resumo: No presente artigo busca-se analisar o discurso do lobo na história infantil “A Verdadeira História dos Três Porquinhos” escrita por Jon Sciescka e ilustrada por Lane Smitch. Dessa proposta, interpreta-se, sob uma perspectiva semiótica, o discurso do lobo que pretende persuadir o interlocutor por meio da linguagem e retórica. O procedimento metodológico dar-se-á numa única etapa, na qual apresentamos a análise da história com foco no discurso. Como base teórica, ajustamos a interpretação, desse discurso, aos estudos de Adilson Citelli em: Linguagem e Persuasão (2002), no qual o autor trata de recursos persuasivos no interior do discurso. Também pautaremos a nossa leitura à luz dos pressupostos teóricos de Jacques Fontanille em o livro: Semiótica do Discurso (2008), no qual o estudioso analisa a semioticidade das palavras na busca pelo sentido sem limitar seu campo de estudos da linguagem, códigos, signos e a rede de relações a que pertencem. Disto, é concluso ponderar que a análise do discurso é um campo de diálogos múltiplos que envolvem sujeitos discursivos estabelecidos como ferramenta que objetiva convencer o outro da sua constituição como sujeito que compõem uma forma de viver diante da vida e sociedade.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4083
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EDILAINE_vedado.pdf499,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.