Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4088
Título: Execução e monitoramento do planejamento estratégico no setor público: um estudo de caso sobre a somar - comitê de soluções para melhorias e alcance de resultados do governo do estado de Rondônia
Autor(es): Caneiro, Flávio Batista
Palavras-chave: Teoria institucional
Cultura organizacional
Planejamento estratégico
Data do documento: 2022
Citação: CARNEIRO, Flávio Batista. Execução e monitoramento do planejamento estratégico no setor público: um estudo de caso sobre a somar - comitê de soluções para melhorias e alcance de resultados do governo do estado de Rondônia. 2022. 43 f. Monografia (Bacharelado em Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: As instituições públicas e privadas buscam solucionar problemas e agilizar seus processos internos com ferramentas que possam melhorar o desempenho dos trabalhos e alcançar os resultados esperados, de maneira inteligente, com menor custo e de forma prática. Neste sentido, um plano estratégico possibilita que os gestores busquem estruturar e definir ações que ajudem a desenvolver atividades de forma efetiva por meio de processos, técnicas e metodologias, transformando um problema em solução. Neste sentido, um plano estratégico governamental busca solucionar problemas nas áreas sociais, democráticas e políticas com características bem definidas e com ações propostas e prazos determinados legalmente e as suas ações e execuções precisam ser monitoradas. Neste sentido este trabalho tem o objetivo de verificar as lacunas entre execução e monitoramento do planejamento estratégico na atividade pública. Entre os principais conceitos teóricos que estão presente na pesquisa observa-se Teoria Institucional, Cultura Organizacional e como temas chaves da pesquisa o Planejamento Estratégico, que por sua vez demonstra como as seleções de objetivos e ações possibilitam a operacionalização que servem de apoio e auxiliam em tomadas de decisões nas instituições. Por sua vez, o Monitoramento proporciona o acompanhamento das iniciativas de um plano estratégico para que sejam executadas conforme o objetivo proposto, verificando seus indicadores de desempenho, auxiliando os gestores dentro de um processo gerencial. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, com abordagem qualitativa e realizada por meio de um estudo de caso. A amostra desta pesquisa foi no âmbito do Poder Executivo Estadual com foco na SOMAR – Soluções para Melhoria e Alcance de Resultados, comitê de Governança, pertencente à Casa Civil do Governo do Estado Rondônia, com o uso de instrumentos de observação e análise documental. Para o alcance dos objetivos específicos foi realizado o levantamento das funcionalidades dos processos internos no ambiente pesquisado, com o intuito de responder os seguintes objetivos: identificar na teoria, quais os processos de formulação de um planejamento estratégico; realizar levantamento e observação nos processos de monitoramento da execução do planejamento estratégico; apresentar as lacunas entre execução e monitoramento do planejamento estratégico na atividade pública e comparar as condições das falhas apresentadas de acordo com o estudo. Por meio dos dados obtidos, identificou-se as respostas dos objetivos pertinentes aos processos de monitoramento na instituição, onde pode-se identificar os principais Gaps no procecesso em questão e delineouse possíveis ajustes e melhoria para a solução dos dilemas da operação de monitoramento.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4088
Aparece nas coleções:Administração (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia.pdf2,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.