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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4099
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Éverton Feitosa dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-17T14:27:23Z | - |
dc.date.available | 2023-02-17T14:27:23Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Éverton Feitosa dos.Nos rastros das práticas indisciplinares dos logaritmos na educação escolar: a pesquisa em sala de aula. 2021. 117 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4099 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo descrever as práticas culturais do logaritmo em sala de aula, por meio de uma atitude terapêutica, detectando os problemas dessas mobilizações e propondo práticas indisciplinares em turmas de 1º ano do ensino médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Estudo e Trabalho”, no município de Porto Velho. No ensino médio, geralmente se trabalha o tema logaritmo por meio de regras e mais regras; observa-se que a maioria dos alunos apresenta dificuldades em entender o conceito de logaritmo, principalmente por não compreenderem o seu uso nas práticas da vida. O presente estudo se pautou na seguinte questão norteadora: como as práticas culturais que envolvem os logaritmos podem ser mobilizadas no contexto escolar, em turmas do 1º ano do Ensino Médio? A atitude teórico-metodológica assumida se baseou em pesquisadores do campo da educação matemática, tais como: Antonio Miguel; Cristiane Gottschalk; Anna Regina Lanner de Moura; Denise Vilela e na terapia filosófica proposta por Ludwig Wittgenstein, através de jogos ficcionais de cenas, e os encadeamentos discursivos foram realizados por meio de citações e enxertias. O estudo foi desenvolvido com três turmas do 1º ano do ensino médio, envolvendo 26 alunos na faixa etária de 15 a 17 anos. A pesquisa foi realizada por meio de estudos em grupos, gravação de aulas, registros em caderno de campo, registro e análise das atividades desenvolvidas com os alunos. O trabalho é relevante e propõe práticas inovadoras para a mobilização cultural dos logaritmos, desconstruindo alguns paradigmas e possibilizando ressignificar o estudo desse componente curricular da matemática nas escolas públicas. Entende-se que, quando a experiência das práticas cotidianas é combinada com a experiência escolar, são obtidos melhores resultados nas mobilizações matemáticas. Isso não significa que algoritmos, fórmulas e modelos simbólicos devam ser banidos da escola, mas que a educação matemática pode promover oportunidades para que esses modelos sejam relacionados a experiências funcionais, que lhes proporcionem significado. | pt_BR |
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dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-02-17T14:25:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.PDF: 2245170 bytes, checksum: aa790a586123f45e825597b74ab2d2c2 (MD5) | en |
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dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Matemática escolar | pt_BR |
dc.subject | Práticas culturais do logarítmico | pt_BR |
dc.subject | Práticas indisciplinares | pt_BR |
dc.title | Nos rastros das práticas indisciplinares dos logaritmos na educação escolar: a pesquisa em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação.PDF | 2,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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