Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4114
Título: Formação continuada: uma análise das concepções de Educação Matemática nos materiais do Gestar II
Autor(es): Silva, Daiane Gomes da
Palavras-chave: Educação Matemática
Formação de Professores
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Daiane Gomes da. Formação Continuada: uma análise das concepções de Educação Matemática nos materiais do Gestar II. 2022. 123 f. Dissertação (mestrado) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2022.
Resumo: Esta pesquisa investigou o processo de ensino-aprendizagem da Matemática na modalidade Formação de professores em uma de suas linhas de pesquisa denominada Formação Continuada. Para isso, teve-se como campo investigativo o programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II, a partir da seguinte pergunta norteadora: de que maneira o curso de formação continuada realizado por meio do material do GESTAR II de Matemática, relaciona-se com a Educação Matemática? Esse programa foi instituído em 2004 e era destinado para a formação continuada de professores de Língua Portuguesa ou de Matemática atuantes no Ensino Fundamental II. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar os materiais de Matemática do Gestar II em relação a algumas concepções de Educação Matemática. Na metodologia, utilizou-se pressupostos da Hermenêutica de Profundidade (HP) de John B. Thompson (1995) e da Educação Matemática nas linhas de pesquisa brasileira e francesa. Nisso, foram elaborados cinco capítulos que abordam sobre: metodologia; aspectos históricos da formação de professores que ensinam Matemática; informações sobre o programa Gestar II de Matemática; formação continuada de Matemática e o Gestar II; os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs e o Gestar II; análises dos materiais do Gestar II com base nas concepções de Educação Matemática; dentre outras informações. As analises tiveram como foco os materiais curriculares ofertados pelo Gestar II de Matemática, pois eles foram constituídos em um momento de reconfiguração das propostas de formação continuada presentes no Brasil. Nesse sentido, algumas considerações puderam ser feitas sobre temáticas de estudos na área da Educação Matemática presentes nesses materiais, como é o caso da Transposição didática, da Modelagem Matemática, da Etnomatemática e da Resolução de Problemas Matemáticos, por exemplo. A presença da Educação Matemática no curso do Gestar II de Matemática foi marcante e inovadora e contribuiu com a disseminação dessa área. Além disso, havia o incentivo a criticidade e ao ensino de uma Matemática que pudesse ser vista como ela é: útil e pontual em todas as situações da vida.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PPGEM, da Universidade Federal Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestra em Educação Matemática. Sob a orientação do Prof. Dr. Sérgio Cândido de Gouveia Neto
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4114
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Daiane_Gomes.pdfDissertação3,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.