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dc.contributor.authorFreitas, Glícia Maria Dias de-
dc.date.accessioned2023-03-02T13:27:13Z-
dc.date.available2023-03-02T13:27:13Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFREITAS, Glícia Maria Dias de. Compartilhamento de conhecimento, ambidestria organizacional e características da tarefa: uma análise teórico-empírica. 2021. 75 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4122-
dc.description.abstractAs últimas décadas têm sido marcadas por intensas transformações relacionadas às tecnologias e troca de informações, de forma que o conhecimento passa a ser percebido como recurso valioso no ambiente organizacional. Dentre as principais práticas para otimizar o uso do conhecimento enquanto vantagem competitiva, o processo de compartilhamento do conhecimento assume um papel estratégico para integração e evolução da aprendizagem organizacional, uma vez que o compartilhamento é a dinâmica que viabiliza a institucionalização do conhecimento e sua possibilidade de gestão. Embora as pesquisas sobre o tema não sejam escassas, a abordagem sobre o compartilhamento de conhecimento enquanto um único construto tem limitado a compreensão sobre os diferentes tipos, características e subprocessos envolvidos no compartilhamento. Essa pesquisa teve como objetivo identificar as relações entre características das tarefas e ambidestria organizacional no processo de compartilhamento de conhecimento. Fundamentado na Teoria do Comportamento Planejado – TPB, o modelo teórico desenvolvido para validação propôs, entre outras hipóteses, que a relação entre intenção de compartilhar e os tipos de comportamento de compartilhamento explotativo (refinamento dos conhecimentos atuais) e exploratório (busca e criação de novos conhecimentos) é moderada pelos atributos das tarefas executadas. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa tem natureza quantitativa e hipotético-dedutiva, do tipo survey, envolvendo a captação de dados primários por meio de questionário e amostra composta por 565 servidores públicos do Brasil. O modelo proposto foi analisado a partir dos pressupostos da modelagem de equações estruturais com mínimos quadros parciais (PLS). Os resultados indicam que atitudes e normas subjetivas são os principais preditores da intenção de compartilhar conhecimento. A intenção, por sua vez, também foi associada de forma significativa aos comportamentos de compartilhamento explotativo e exploratório. Frequência e diversidade das tarefas não foram significativas como moderadoras da relação entre intenção e os tipos de comportamento de compartilhamento de conhecimento. A presente pesquisa contribui metodologicamente à área de estudo, preenchendo uma lacuna com a adaptação e teste de um modelo teórico que integra, simultaneamente, características do compartilhamento de conhecimento ambidestro sob o ponto de vista dos indivíduos, características organizacionais relacionadas à natureza das tarefas executadas e características individuais quanto à intenção de compartilhamento.pt_BR
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dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTeoria do comportamento planejadopt_BR
dc.subjectAmbidestria organizacionalpt_BR
dc.subjectCompartilhamento de conhecimentopt_BR
dc.titleCompartilhamento de conhecimento, ambidestria organizacional e características da tarefa: uma análise teórico-empíricapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

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