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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4122
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Freitas, Glícia Maria Dias de | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-02T13:27:13Z | - |
dc.date.available | 2023-03-02T13:27:13Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Glícia Maria Dias de. Compartilhamento de conhecimento, ambidestria organizacional e características da tarefa: uma análise teórico-empírica. 2021. 75 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4122 | - |
dc.description.abstract | As últimas décadas têm sido marcadas por intensas transformações relacionadas às tecnologias e troca de informações, de forma que o conhecimento passa a ser percebido como recurso valioso no ambiente organizacional. Dentre as principais práticas para otimizar o uso do conhecimento enquanto vantagem competitiva, o processo de compartilhamento do conhecimento assume um papel estratégico para integração e evolução da aprendizagem organizacional, uma vez que o compartilhamento é a dinâmica que viabiliza a institucionalização do conhecimento e sua possibilidade de gestão. Embora as pesquisas sobre o tema não sejam escassas, a abordagem sobre o compartilhamento de conhecimento enquanto um único construto tem limitado a compreensão sobre os diferentes tipos, características e subprocessos envolvidos no compartilhamento. Essa pesquisa teve como objetivo identificar as relações entre características das tarefas e ambidestria organizacional no processo de compartilhamento de conhecimento. Fundamentado na Teoria do Comportamento Planejado – TPB, o modelo teórico desenvolvido para validação propôs, entre outras hipóteses, que a relação entre intenção de compartilhar e os tipos de comportamento de compartilhamento explotativo (refinamento dos conhecimentos atuais) e exploratório (busca e criação de novos conhecimentos) é moderada pelos atributos das tarefas executadas. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa tem natureza quantitativa e hipotético-dedutiva, do tipo survey, envolvendo a captação de dados primários por meio de questionário e amostra composta por 565 servidores públicos do Brasil. O modelo proposto foi analisado a partir dos pressupostos da modelagem de equações estruturais com mínimos quadros parciais (PLS). Os resultados indicam que atitudes e normas subjetivas são os principais preditores da intenção de compartilhar conhecimento. A intenção, por sua vez, também foi associada de forma significativa aos comportamentos de compartilhamento explotativo e exploratório. Frequência e diversidade das tarefas não foram significativas como moderadoras da relação entre intenção e os tipos de comportamento de compartilhamento de conhecimento. A presente pesquisa contribui metodologicamente à área de estudo, preenchendo uma lacuna com a adaptação e teste de um modelo teórico que integra, simultaneamente, características do compartilhamento de conhecimento ambidestro sob o ponto de vista dos indivíduos, características organizacionais relacionadas à natureza das tarefas executadas e características individuais quanto à intenção de compartilhamento. | pt_BR |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-02T13:27:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 2023060 bytes, checksum: c2db7ffa07e31519d3d9eea3fec8036c (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Teoria do comportamento planejado | pt_BR |
dc.subject | Ambidestria organizacional | pt_BR |
dc.subject | Compartilhamento de conhecimento | pt_BR |
dc.title | Compartilhamento de conhecimento, ambidestria organizacional e características da tarefa: uma análise teórico-empírica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Administração (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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