Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4128
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Chaves, Crislayne Pimentel | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-03T12:15:57Z | - |
dc.date.available | 2023-03-03T12:15:57Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | CHAVES, Crislayne Pimentel. Wallon e a importância da afetividade no desenvolvimento da criança. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022. 25 f. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4128 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação do professor Dr. Alberto Dias Valadão. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo discute uma relação de aprendizagem e afetividade, problematizando a importância da atuação do professor em sala de aula, demonstrando que seu estado emocional reflete positivamente, entre os alunos e o processo de aprendizagem. Discute ainda a partir de Wallon, a relação da afetividade com a cognição e a motivação, como fatores primordiais para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno. O objetivo do trabalho é compreender a importância da afetividade em Wallon para o desenvolvimento da criança. A metodologia de ordem bibliográfica se pautou em autores como Galvão (1995); Wallon (2007, 2008); Mahoney (2009); Alfandéry (2010); Ferreira e Acioly-Régnier (2010) e Mendes (2012). Partiu-se da ideia de que, a afetividade é indispensável para o desenvolvimento intelectual das crianças, porque as impulsiona a agir no objeto do conhecimento. O estudo mostrou que as relações de afetividade podem proporcionar à criança maior compreensão sobre suas próprias atitudes, ajudando-a a aprender com mais facilidade, estimulando, envolvendo e a motivando para que desenvolva uma aprendizagem significativa. Wallon mostra que ao compreender a importância da atuação do professor em sala de aula, percebe-se que seu estado emocional, assim como o dos alunos, reflete na aprendizagem da classe por inteiro. O professor ao demonstrar afeto em suas aulas, motiva o aluno a querer participar ativamente das atividades propostas, percebendo o professor como um amigo sempre pronto a ajudá-lo e ensiná-lo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-03-03T12:15:28Z No. of bitstreams: 1 TCC_Crislayne_Chaves.pdf: 327217 bytes, checksum: 9355451645d292f420aa343d0a719aad (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-03-03T12:15:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Crislayne_Chaves.pdf: 327217 bytes, checksum: 9355451645d292f420aa343d0a719aad (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-03-03T12:15:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Crislayne_Chaves.pdf: 327217 bytes, checksum: 9355451645d292f420aa343d0a719aad (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-03T12:15:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Crislayne_Chaves.pdf: 327217 bytes, checksum: 9355451645d292f420aa343d0a719aad (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Wallon e a importância da afetividade no desenvolvimento da criança | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Crislayne_Chaves.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 319,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.