Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4137
Título: Contribuições do Role Playing Game (RPG) como estratégia de ensino e aprendizagem
Autor(es): Santos Júnior, Cosme Alves dos
Palavras-chave: Educação
Jogo
Recurso pedagógico
Data do documento: 2022
Citação: SANTOS JÚNIOR, Cosme Alves dos. Contribuições do Role Playing Game (RPG) como estratégia de ensino e aprendizagem. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022.
Resumo: O presente estudo possui como foco principal divulgar e apresentar o Role Playing Game (RPG) como um promissor e potencial ferramenta didática para os professores de todos os componentes curriculares. O RPG – jogo de interpretação de personagem – é um jogo no qual os jogadores assumem os papéis de personagens e criam uma narrativa colaborativa. Este jogo não possui necessariamente uma idade escolar mínima para ser jogado, pois reforça conceitos como trabalho em equipe. O foco deste estudo é ressaltar o RPG como recurso pedagógico utilizável, considerando o potencial pedagógico do mesmo. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica, bem como o relato de experiência da aplicação do RPG a um grupo de adolescentes, em uma praça pública no município de Ji-Paraná-RO. Os resultados obtidos nos conduzem a afirmar que utilizar o RPG em sala, representa a didática escolar da ficção ou a pedagogia da imaginação, ou seja, é a ficção utilizada de forma prática criando uma melhor interação entre professor, aluno e conteúdo, tudo isso corroborando para a autonomia do educando.
Descrição: Artigo Científico apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da Profª Drª Patrícia Soares de Maria de Medeiros.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4137
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Cosme_Alves.pdfTrabalho de Conclusão de Curso954,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.