Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4137
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos Júnior, Cosme Alves dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-03T14:29:36Z | - |
dc.date.available | 2023-03-03T14:29:36Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS JÚNIOR, Cosme Alves dos. Contribuições do Role Playing Game (RPG) como estratégia de ensino e aprendizagem. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4137 | - |
dc.description | Artigo Científico apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da Profª Drª Patrícia Soares de Maria de Medeiros. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo possui como foco principal divulgar e apresentar o Role Playing Game (RPG) como um promissor e potencial ferramenta didática para os professores de todos os componentes curriculares. O RPG – jogo de interpretação de personagem – é um jogo no qual os jogadores assumem os papéis de personagens e criam uma narrativa colaborativa. Este jogo não possui necessariamente uma idade escolar mínima para ser jogado, pois reforça conceitos como trabalho em equipe. O foco deste estudo é ressaltar o RPG como recurso pedagógico utilizável, considerando o potencial pedagógico do mesmo. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica, bem como o relato de experiência da aplicação do RPG a um grupo de adolescentes, em uma praça pública no município de Ji-Paraná-RO. Os resultados obtidos nos conduzem a afirmar que utilizar o RPG em sala, representa a didática escolar da ficção ou a pedagogia da imaginação, ou seja, é a ficção utilizada de forma prática criando uma melhor interação entre professor, aluno e conteúdo, tudo isso corroborando para a autonomia do educando. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-03-03T14:28:57Z No. of bitstreams: 1 TCC_Cosme_Alves.pdf: 976966 bytes, checksum: 0c5b51dac2a4ecbce97ca69b57710ffe (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-03-03T14:29:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Cosme_Alves.pdf: 976966 bytes, checksum: 0c5b51dac2a4ecbce97ca69b57710ffe (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-03-03T14:29:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Cosme_Alves.pdf: 976966 bytes, checksum: 0c5b51dac2a4ecbce97ca69b57710ffe (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-03T14:29:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Cosme_Alves.pdf: 976966 bytes, checksum: 0c5b51dac2a4ecbce97ca69b57710ffe (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Jogo | pt_BR |
dc.subject | Recurso pedagógico | pt_BR |
dc.title | Contribuições do Role Playing Game (RPG) como estratégia de ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Cosme_Alves.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 954,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.