Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4137
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos Júnior, Cosme Alves dos-
dc.date.accessioned2023-03-03T14:29:36Z-
dc.date.available2023-03-03T14:29:36Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSANTOS JÚNIOR, Cosme Alves dos. Contribuições do Role Playing Game (RPG) como estratégia de ensino e aprendizagem. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4137-
dc.descriptionArtigo Científico apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da Profª Drª Patrícia Soares de Maria de Medeiros.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo possui como foco principal divulgar e apresentar o Role Playing Game (RPG) como um promissor e potencial ferramenta didática para os professores de todos os componentes curriculares. O RPG – jogo de interpretação de personagem – é um jogo no qual os jogadores assumem os papéis de personagens e criam uma narrativa colaborativa. Este jogo não possui necessariamente uma idade escolar mínima para ser jogado, pois reforça conceitos como trabalho em equipe. O foco deste estudo é ressaltar o RPG como recurso pedagógico utilizável, considerando o potencial pedagógico do mesmo. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica, bem como o relato de experiência da aplicação do RPG a um grupo de adolescentes, em uma praça pública no município de Ji-Paraná-RO. Os resultados obtidos nos conduzem a afirmar que utilizar o RPG em sala, representa a didática escolar da ficção ou a pedagogia da imaginação, ou seja, é a ficção utilizada de forma prática criando uma melhor interação entre professor, aluno e conteúdo, tudo isso corroborando para a autonomia do educando.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-03-03T14:28:57Z No. of bitstreams: 1 TCC_Cosme_Alves.pdf: 976966 bytes, checksum: 0c5b51dac2a4ecbce97ca69b57710ffe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-03-03T14:29:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Cosme_Alves.pdf: 976966 bytes, checksum: 0c5b51dac2a4ecbce97ca69b57710ffe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-03-03T14:29:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Cosme_Alves.pdf: 976966 bytes, checksum: 0c5b51dac2a4ecbce97ca69b57710ffe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-03T14:29:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Cosme_Alves.pdf: 976966 bytes, checksum: 0c5b51dac2a4ecbce97ca69b57710ffe (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectRecurso pedagógicopt_BR
dc.titleContribuições do Role Playing Game (RPG) como estratégia de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Cosme_Alves.pdfTrabalho de Conclusão de Curso954,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.