Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4138
Título: Saúde e educação: o que revela o cartão de vacina da criança?
Autor(es): Jesus, Simone Fernanda de
Palavras-chave: Criança
Imunização Infantil
Temas Transversais
Data do documento: 2022
Citação: JESUS, Simone Fernanda de. Saúde e educação: o que revela o cartão de vacina da criança?. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022.
Resumo: É cada vez mais consenso na contemporaneidade que saúde e educação andam atreladas e são interdependentes, sobretudo mediante a disseminação da pandemia do vírus SARS-CoV-2, popularmente conhecido como COVID-19. Nesse sentido, após a rápida iniciativa dos laboratórios farmacêuticos em encontrar uma vacina contra o SARS-CoV-2, não demorou muito para que estas fossem desenvolvidas e aplicadas na população. A defesa pela imunização não é recente no contexto brasileiro, visto que o Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil é um dos mais desenvolvidos do mundo e possui em sua agenda o Programa Nacional de Imunização (PNI), porém, os índices das campanhas de vacinação têm diminuído gradativamente, sobretudo após uma acentuação do negacionismo e da disseminação de fakenews acerca da sua eficácia. Nesse sentido, qual o impacto da falta de imunização para as crianças da Pré-Escola e o seu processo de desenvolvimento físico e escolar? Para tanto, o estudo fundamenta-se no objetivo geral de verificar se a escola realiza alguma ação educativa quanto à importância da vacinação para a saúde. Os objetivos específicos buscam: investigar em uma turma da educação infantil se há estudantes não imunizados e quais as causas da não imunização; verificar junto a Secretaria Municipal de saúde de Ji-Paraná quais são os dados/ índices de vacinação de crianças; investigar quais são as ações da Secretaria de Saúde para informar a população quanto a importância da imunização. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. A investigação foi realizada na Creche Municipal Nosso Lar, envolvendo 25 pais de alunos do Pré II, a vice-diretora da mesma instituição e o diretor da Divisão de Imunização de Ji- Paraná. Ao final da pesquisa foi possível compreender a importância desse tema e a necessidade de incluí-lo no currículo escolar como um conteúdo transversal fundamental a ser discutido, uma vez que a escola também tem um papel social quanto à saúde e a prevenção de doenças.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Humanas e Sociais como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia sob orientação da Prof.ª Drª. Neidimar Vieira Lopes Gonzales.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4138
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Simone_Fernanda_de_Jesus.pdfTrabalho de Conclusão de Curso706,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.