Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4139
Título: Abordagens alternativas no ensino da mecânica newtoniana
Autor(es): Mendes, Neusa Edina de Oliveira
Palavras-chave: Aprendizagem significativa
Mecânica Newtoniana
Mapa Conceitual
Data do documento: 2021
Citação: MENDES, Neusa Edina de Oliveira. Abordagens alternativas no ensino da mecânica newtoniana. 2021. 135 f. Dissertação (Mestrado) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2021.
Resumo: A metodologia atual de ensino de física está em boa parte centrada na abordagem expositiva na qual o professor é centro das atenções e os alunos atuam de forma passiva através de aulas descontextualizadas, implicando assim em aulas desmotivadoras e de difícil compreensão dos conceitos básicos dos conteúdos trabalhados. Nesse contexto, surge esse trabalho que visa pesquisar a possível redução das dificuldades enfrentadas no ensino de Física, utilizando abordagens alternativas no ensino da mecânica newtoniana, com base na teoria de David Ausubel e utilizando vídeos e simulações como ferramentas pedagógicas. Para isso, foram desenvolvidas atividades em uma escola estadual de ensino médio do município de Cacoal em Rondônia, através de nove encontros, utilizando como produto educacional uma sequência didática (SD) que detalha cada encontro/aula, sugerindo abordagens e atividades que visam auxiliar tanto o professor quanto o aluno a alcançar os objetivos almejados. O produto educacional fora aplicado em três turmas do ensino médio: uma turma A, na qual a abordagem utilizou vídeos sobre experiências didáticas obtidos da USP do e-aulas e Física na Prática; uma turma B, que se fez valer de simulação interativas do PhET, e uma turma C com aula expositiva (tradicional). Como metodologia de avaliação foram comparados os desempenhos dos alunos das turmas A e B com o da turma C sobre os temas abordados. A verificação da aprendizagem foi feita através da aplicação de questionário prévio, participação nas aulas, interpretação de tirinhas, questionário conceitual e através da construção individual de mapa conceitual, com a proposta de desenvolver uma prática pedagógica que valorize os conhecimentos a priori do cotidiano do aluno, relacionando -os com os novos conceitos adquiridos no decorrer dos estudos. Como resultados obtidos despontaram um produto educacional dinâmico e interativo promovendo um aumento de aprendizagem dos conceitos de Física abordados quando comparados com o desempenho da turma de referência (turma C). Além disso, observou -se também que os aluno s se mostraram motivados, participativos e conseguiram relacionar o conteúdo com seu o cotidiano, propiciando condições favoráveis para a ocorrência de uma aprendizagem significativa
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Campus de Ji-Paraná, no Curso de Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física, sob a orientação do Prof. Dr. Carlos Mergulhão Júnior
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4139
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo Ji-Paraná (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_NEUSA_EDINA_DE_OLIVEIRA_MENDES.pdfDissertação4,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.