Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/416
Título: A (in)eficácia da autoexecutoriedade dos tribunais de contas e a sua relativização
Autor(es): Limeira, Andressa Cristina Correia
Palavras-chave: Direito administrativo
Tribunal de Contas
Autoexecutoriedade
Data do documento: 2015
Citação: LIMEIRA, Andressa Cristina Correia. A (in)eficácia da autoexecutoriedade dos tribunais de contas e a sua relativização. 2015. 60 f. Monografia (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem por intuito a verificação da (in) eficácia na execução das decisões dos Tribunais de Contas, sendo estas decorrentes de sanções coercitivas e por títulos executivos. Para tal, foi utilizado do método dialético – dogmático, pois o assunto traz grande discussão por dois pontos contraditórios, ou seja, a existência ou não existência de autoexecutoriedade para que por meio deste se alcance uma solução, a eficácia, ao mesmo tempo do qual será necessário o estudo daquele por meio de legislação jurídica. Dentro deste enfoque, o conhecimento da evolução histórica das Cortes de Contas traz a elucidação de como tal órgão foi e é fundamental para a desenvoltura do que se faz por meio do controle externo. A partir do conhecimento sobre as funções deste órgão surge a então discussão da autoexecutoriedade, que já amplamente discutida pela doutrina, ainda sim causa grande sombra de dúvidas, principalmente ao se falar em autoexecutoriedade coercitiva. Não obstante, em desinência quanto à autoexecutoriedade, há que se falar na eficácia que a execução dos títulos executivos e das sanções coercitivas traz para o plano de competência, assim, diante da função jurisdicional das Cortes de Contas, se questiona eficácia ou ineficácia na execução do controle por parte de tal órgão, ou ainda sim, a que ponto existe uma possível relativização.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito, elaborada sob a orientação do professor Me. Silvério dos Santos Oliveira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/416
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A (in) eficácia da autoexecutoriedade dos Tribunais de Contas e a sua relativização (1).pdf746,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador