Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4165
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Jussara Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-08T20:32:01Z | - |
dc.date.available | 2023-03-08T20:32:01Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-08 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, J. S. Luta pela escola e resistência no campo: o caso da Escola Sílvio Rodrigues, no Assentamento 14 de Agosto, em Ariquemes, Rondônia. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Renata da Silva Nobrega. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4165 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Renata da Silva Nobrega. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo é fruto da pesquisa realizada no âmbito da Licenciatura em Educação do Campo, tendo como foco a Escola Sílvio Rodrigues,situada no Assentamento 14 de Agosto, no município de Ariquemes, em Rondônia. O foco da pesquisa foram as relações estabelecidas entre comunidade e escola do campo ao longo de quase trinta anos, desde quando o Acampamento, organizado pelo Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra, decidiu dar início ao processo de construção da escola, que acabou se tornando a primeira experiência de escola itinerante a contar com apoio institucional em Rondônia. A metodologia usada foi a pesquisa participante, que foi redimensionada pelos limites impostos pela pandemia de COVID 19, limitando-se à realização de conversas e entrevistas semi-estruturadas por meio de WhatsApp, além da própria observação da autora como integrante da comunidade em questão. O objetivo da pesquisa foi explorar a contribuição da comunidade para a construção, a permanência e a resistência da escola Silvio Rodrigues no Assentamento 14 de Agosto, bem como como o papel desta escola para a resistência dos sujeitos do campo no Assentamento 14 de Agosto. Como resultado, chegamos à conclusão de que a escola é uma forma de resistência que envolve diferentes dimensões da vida cotidiana do assentamento, desde os primeiros tempos debaixo de lona até a formação da juventude e os horizontes de futuro e permanência no campo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Patricia Voigt (patricia.regina@unir.br) on 2022-09-16T19:50:57Z No. of bitstreams: 1 Luta pela escola e resistência no campo o caso da Escola Sílvio Rodrigues, no Assentamento 14 de Agosto, em Ariquemes, Rondônia..pdf: 16311621 bytes, checksum: 8ce561d4ee3e4b71b1e2a1a1e53fa421 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Patricia Voigt (patricia.regina@unir.br), reason: Citação não está completa on 2022-10-10T20:36:43Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Patricia Voigt (patricia.regina@unir.br) on 2023-02-07T20:03:07Z No. of bitstreams: 1 Luta pela escola e resistência no campo o caso da Escola Sílvio Rodrigues, no Assentamento 14 de Agosto, em Ariquemes, Rondônia..pdf: 16311621 bytes, checksum: 8ce561d4ee3e4b71b1e2a1a1e53fa421 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2023-03-08T20:31:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Luta pela escola e resistência no campo o caso da Escola Sílvio Rodrigues, no Assentamento 14 de Agosto, em Ariquemes, Rondônia..pdf: 16311621 bytes, checksum: 8ce561d4ee3e4b71b1e2a1a1e53fa421 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2023-03-08T20:31:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Luta pela escola e resistência no campo o caso da Escola Sílvio Rodrigues, no Assentamento 14 de Agosto, em Ariquemes, Rondônia..pdf: 16311621 bytes, checksum: 8ce561d4ee3e4b71b1e2a1a1e53fa421 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-08T20:32:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luta pela escola e resistência no campo o caso da Escola Sílvio Rodrigues, no Assentamento 14 de Agosto, em Ariquemes, Rondônia..pdf: 16311621 bytes, checksum: 8ce561d4ee3e4b71b1e2a1a1e53fa421 (MD5) Previous issue date: 2021-10-08 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Escola do campo | pt_BR |
dc.subject | Eduação do campo | pt_BR |
dc.subject | Reforma Agrária | pt_BR |
dc.subject | Resistência | pt_BR |
dc.title | Luta pela escola e resistência no campo: o caso da Escola Sílvio Rodrigues, no Assentamento 14 de Agosto, em Ariquemes, Rondônia. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação do Campo (Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luta pela escola e resistência no campo o caso da Escola Sílvio Rodrigues, no Assentamento 14 de Agosto, em Ariquemes, Rondônia..pdf | 15,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.