Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4172
Título: O acampamento Che Guevara de Alto Alegre dos Parecis - RO: Um olhar sobre o modo de vida camponês e a ciência da natureza.
Autor(es): Abidias, Marcílio Alves
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Campesinato
Acampamento
Data do documento: 2022
Citação: ABIDIAS, M. A. O acampamento Che Guevara de Alto Alegre dos Parecis-RO: Um olhar sobre o modo de vida camponês e a ciência da natureza. Dissertação apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Rolim de Moura-RO, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências da Natureza, sob orientação da Profa. Dra. Adriane Pesovento.
Resumo: A pesquisa objetiva identificar se houve por parte dos Egressos dos cursos de Educação do Campo em Ciências da Natureza, Ciências Humanas (2016) e Pedagogia da Terra (2003), a aplicação do conhecimento adquirido no Tempo Comunidade (TC) e Tempo Universidade (TU) em conformidade com os saberes populares no desenvolvimento da produção camponesa do Acampamento Che Guevara municipio de Alto alegre dos ParecisRO. O estudo parte do princípio de que os saberes-fazeres camponeses no Acampamento dialoga com elementos próprios de uma educação do campo que unifica a realidade dos conhecimentos científicos com as ações agrossilvopastoris nesse espaço-tempo. Para dar conta da orientação teórica da pesquisa buscou-se suporte em Carvalho (2004), Marx e Engels (2011), Freire (2011), como base para discutir a temática. Ao concluir a pesquisa descobriu-se que a educação do Ensino de Ciências da Natureza não influencia no modo de produção desenvolvido pelas famílias camponesas no Acampamento Che Guevara, mas aparecem nas atividades educacionais desenvolvidas pelos egressos no Acampamento Che Guevara, como os projetos de Educação de Jovens e Adultos (Ciencias Humanas), Quintal Ecológico (Ciencias da Natureza) e Ciranda Infantil (Pedagogia da Terra).
Descrição: Dissertação apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Rolim de Moura - RO, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências da Natureza, sob orientação da Profa. Dra. Adriane Pesovento.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4172
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ensino em Ciências da Natureza (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.