Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4176
Título: Contribuições do PIBID na formação de professoras de matemática na perspectiva de saberes docentes.
Autor(es): Muderno, Josiane Ribeiro
Palavras-chave: Saberes Docentes;
Educação Matemática;
Início da Carreira Docente;
Cartas e Memórias.
Data do documento: 2021
Citação: MUDERNO, J. R. Contribuições do PIBID na formação de professoras de matemática na perspectiva de saberes docentes. Dissertação apresentada a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Ciências da Natureza, sob a orientação da professora Drª. Bianca Santos Chisté.
Resumo: Este trabalho versa sobre as experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), criado com o intuito de promover a formação de professores e oferecer aos discentes dos cursos de licenciatura das Intuições de Ensino Superior a oportunidade de acesso ao ensino na Educação Básica e sua inserção no cotidiano das escolas públicas e privadas. Com isso, o objetivo deste estudo propõe entender as possíveis contribuições do subprojeto PIBID da UNIR do campus Ji-Paraná do curso de Licenciatura em Matemática, na perspectiva saberes docentes que foram bolsistas no programa enquanto discentes que estão há pelo menos 3 (três) anos atuando no início de carreira, sendo assim, como relato de experiências das contribuições deste programa para o processo formativo dos sujeitos. A abordagem da pesquisa adotada metodologicamente foi qualitativa. A pesquisa assentou-se pela escolha das professoras selecionadas com até 3 (três) anos de início de carreira, que atuam no Ensino Fundamental ou Ensino Médio. A coleta de dados foi por meio de cartas em que essas professoras de Matemática relataram suas experiências em início de carreira. Nessa composição, há convites, encontros com Larrosa (2004) e Freire (2003), Callai e Ribetto (2016), na dimensão teórica, e consistiu discutir sobre a escrita, entre outros; e, ainda, na discussão sobre memórias, aventada por Halbwachs (2013), Bergson (2006), Gagnebin (2011) e Benjamin (1994); como também por Kastrup e Passos (2013) sobre cartografia; e os autores Kastrup (2005), Tardif (2002) e Nóvoa (1992) discutem a contribuição sobre a formação de professores. Com as cartas como instrumento de investigação, este trabalho recupera a memória e experiências das professoras egressas do PIBID sobre as contribuições do programa na formação docente, tornando o licenciando mais próximo com a teoria e a prática, transformando o ambiente escolar com diálogos e reflexões pedagógicas.
Descrição: Dissertação apresentada a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Ciências da Natureza, sob a orientação da professora Drª. Bianca Santos Chisté.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4176
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ensino em Ciências da Natureza (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contribuições do PIBID na formação de professoras de matemática na perspectiva de saberes docentes..pdf15,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.