Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMuderno, Josiane Ribeiro-
dc.date.accessioned2023-03-08T21:27:14Z-
dc.date.available2023-03-08T21:27:14Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMUDERNO, J. R. Contribuições do PIBID na formação de professoras de matemática na perspectiva de saberes docentes. Dissertação apresentada a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Ciências da Natureza, sob a orientação da professora Drª. Bianca Santos Chisté.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4176-
dc.descriptionDissertação apresentada a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Ciências da Natureza, sob a orientação da professora Drª. Bianca Santos Chisté.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho versa sobre as experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), criado com o intuito de promover a formação de professores e oferecer aos discentes dos cursos de licenciatura das Intuições de Ensino Superior a oportunidade de acesso ao ensino na Educação Básica e sua inserção no cotidiano das escolas públicas e privadas. Com isso, o objetivo deste estudo propõe entender as possíveis contribuições do subprojeto PIBID da UNIR do campus Ji-Paraná do curso de Licenciatura em Matemática, na perspectiva saberes docentes que foram bolsistas no programa enquanto discentes que estão há pelo menos 3 (três) anos atuando no início de carreira, sendo assim, como relato de experiências das contribuições deste programa para o processo formativo dos sujeitos. A abordagem da pesquisa adotada metodologicamente foi qualitativa. A pesquisa assentou-se pela escolha das professoras selecionadas com até 3 (três) anos de início de carreira, que atuam no Ensino Fundamental ou Ensino Médio. A coleta de dados foi por meio de cartas em que essas professoras de Matemática relataram suas experiências em início de carreira. Nessa composição, há convites, encontros com Larrosa (2004) e Freire (2003), Callai e Ribetto (2016), na dimensão teórica, e consistiu discutir sobre a escrita, entre outros; e, ainda, na discussão sobre memórias, aventada por Halbwachs (2013), Bergson (2006), Gagnebin (2011) e Benjamin (1994); como também por Kastrup e Passos (2013) sobre cartografia; e os autores Kastrup (2005), Tardif (2002) e Nóvoa (1992) discutem a contribuição sobre a formação de professores. Com as cartas como instrumento de investigação, este trabalho recupera a memória e experiências das professoras egressas do PIBID sobre as contribuições do programa na formação docente, tornando o licenciando mais próximo com a teoria e a prática, transformando o ambiente escolar com diálogos e reflexões pedagógicas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Patricia Voigt (patricia.regina@unir.br) on 2023-03-06T19:04:44Z No. of bitstreams: 1 Contribuições do PIBID na formação de professoras de matemática na perspectiva de saberes docentes..pdf: 15865003 bytes, checksum: bc0fd72c7a0ff8571bab5c92cad81000 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2023-03-08T21:26:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Contribuições do PIBID na formação de professoras de matemática na perspectiva de saberes docentes..pdf: 15865003 bytes, checksum: bc0fd72c7a0ff8571bab5c92cad81000 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-08T21:27:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Contribuições do PIBID na formação de professoras de matemática na perspectiva de saberes docentes..pdf: 15865003 bytes, checksum: bc0fd72c7a0ff8571bab5c92cad81000 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSaberes Docentes;pt_BR
dc.subjectEducação Matemática;pt_BR
dc.subjectInício da Carreira Docente;pt_BR
dc.subjectCartas e Memórias.pt_BR
dc.titleContribuições do PIBID na formação de professoras de matemática na perspectiva de saberes docentes.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ensino em Ciências da Natureza (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contribuições do PIBID na formação de professoras de matemática na perspectiva de saberes docentes..pdf15,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.