Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4179
Título: O processo de ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos pós-pandemia em Ji-Paraná/RO
Autor(es): Oliveira, Dalila do Carmo
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Pós-pandemia
Ensino-aprendizagem
Ji-Paraná
Data do documento: 2022
Citação: OLIVEIRA, Dalila do Carmo. O processo de ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos pós-pandemia em Ji-Paraná/RO. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como título o Processo de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos pós-pandemia em Ji-Paraná/RO. Para melhor compreensão da temática é apresentado de forma breve uma parte da história da Educação de Jovens e Adultos, mostrando a extensa jornada de lutas e desafios, visando garantir o direito e o acesso da população a essa modalidade de ensino. Durante a sua trajetória, que teve início aproximadamente desde o ano de 1549, ocorreram várias campanhas e movimentos, mas, a EJA se coloca mesmo no cenário nacional brasileiro na década de 1940. Deste período em diante até a 1964 houveram inúmeras iniciativas de campanhas de alfabetização, processos de educação popular e movimentos populares que forçavam a EJA frente ao número de analfabetos e nesse caso, destacamos o trabalho de Paulo Freire (1921-1997), responsável por criar um método inovador para alfabetização de adultos. Após transcorrido muitas lutas, apenas em 1996 a EJA passou a fazer parte do ensino básico a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/1996). Neste trabalho são trazidos dados e reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos no Estado de Rondônia e no municipio de Ji-Paraná, apresentando o quantitativo de escolas que ofertam essa modalidade e quais projetos são ofertados na Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa é de cunho qualitativo, se dando como objetivo geral: Compreender como está sendo a retomada do ensino presencial na EJA na Escola Municipal de ensino Fundamental Jandinei Cella de Ji-Paraná e no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos - CEEJA. Observa-se que o processo de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos no município de Ji-Paraná/RO, após o período de aulas remotas por causa da pandemia do Covid-19 vem se dando de forma lenta, uma vez em que se faz necessário constantes revisões dos conteúdos aplicados durante a pandemia. A pesquisa nos revela a preocupação dos gestores e professores quanto a evasão escolar dos alunos da educação de jovens e adultos pós-pandemia, neste sentido é apresentado quais as ações e estratégias vem sendo adotadas a fim de solucionar essa problemática, sendo uma das possibilidades a implantação da metodologia de ensino hibrido nessa modalidade. De outro modo, ficou evidente que no período de aula remotas, a aprendizagem dos alunos foi quase nula devido a importância da relação aluno-professor, uma vez em que o ensino não requer somente de aplicação de conteúdo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da professora Drª Isaura Isabel Conte.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4179
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Dalila_do_Carmo_de_Oliveira.pdfTrabalho de Conclusão de Curso592,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.