Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4180
Título: Uso de simulação Monte Carlo em radioterapia de tumores superficiais com nanopartículas em mistura heterogênea.
Autor(es): Oliveira, Mirian Ramilo de
Palavras-chave: Câncer;
Teleterapia;
Dose absorvida;
Fator de aumento de dose.
Data do documento: 2022
Citação: Oliveira, M. R. de. Uso de simulação Monte Carlo em radioterapia de tumores superficiais com nanopartículas em mistura heterogênea. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Maria Rosangela Soares.
Resumo: O presente trabalho, resultado da aplicação de simulações por meio do Método Monte Carlo com código PENELOPE de radioterapia em tumores superficiais com mistura heterogênea de tecido nanopartículas. Teve como principal objetivo a verificação do fator de aumento de dose (FAD) e o efeito radiosensibilizador de nanopartículas de ouro. Utilizaram-se concentrações de 0, 5, 10, 15, 20 e 30 mg de nanopartículas irradiadas em espectros de energia de 30, 50, 80, 100 e 120 KeV. A execução das simulações resultou no aumento de dose em energias inferiores a 100 KeV, sendo a energia de 30 kev com maior deposição de dose. Quanto ao FAD as concentrações de maior número apresentam maior taxa de FAD, sendo esse número mais expressivo energias de 50 e 80 KeV. Conclui-se que a introdução de nanopartículas em radioterapias são eficazes aumentos de dose local em baixas energias provocando maior probabilidade dano e morte do tecido tumoral.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Maria Rosangela Soares.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4180
Aparece nas coleções:Educação do Campo (Artigos)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.