Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4181
Título: Educação e saúde: Uma revisão de literatura sobre depressão e síndrome de Burnout no trabalho docente.
Autor(es): Costa, Daniela Fernandes Dalla
Palavras-chave: Síndrome de Burnout.
Docente.
Depressão.
Saúde docente.
Data do documento: 2022
Citação: COSTA, Daniela Fernandes Dalla. Educação e saúde: Uma revisão de literatura sobre depressão e síndrome de Burnout no trabalho docente. 2022. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Resumo: O profissional docente muitas vezes é desvalorizado, além disso, trabalha em ambientes estressantes que são propícios para desenvolvimento de doenças. Pressupõe-se que os desafios enfrentados no ambiente de sala de aula afetam, de forma direta e indireta, a saúde (física e mental) do docente causando-lhes doenças como a Depressão e a Síndrome de Burnout. Diante do exposto, a presente pesquisa tem como problemática responder a seguinte pergunta: como o ambiente de trabalho do professor afeta sua saúde mental? Assim, o referido trabalho tem como objetivo geral investigar a saúde mental do professor tendo como cenário o ambiente de sala de aula e seus inúmeros desafios, como por exemplo, as aulas ministradas durante a pandemia. Os objetivos específicos foram definidos da seguinte maneira: analisar os conceitos e o entendimento do trabalho docente; apresentar como se deu o ensino remoto e híbrido na pandemia; averiguar o adoecimento dos profissionais da educação; e, identificar as causas de doenças como Síndrome de Burnout e Depressão em professores. Como metodologia, a presente pesquisa utilizou como técnica de pesquisa bibliográfica que abordassem os temas, a revisão integrativa que é uma compilação de pensamentos de vários autores. Tendo como referências para discussão, Andrade (2020), Costa e Campos (2021), Duarte (2020), entre outros autores. Como resultados, a pesquisa demonstrou que a Síndrome de Burnout e a Depressão são doenças silenciosas que afetam muitos profissionais da educação ao ponto de invalidar esses profissionais em seu ambiente de trabalho. Além disso, na pandemia os transtornos mentais se tornaram ainda mais agravantes devido à pressão ainda maior de lecionar durante o ensino remoto emergencial sem estrutura e nenhum preparo para emergência sanitária.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Hugo Athanásios Fotopoulos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4181
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA, D..PDF1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.