Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4186
Título: Acessibilidade e educação de surdos na perspectiva da inclusão em duas escolas estaduais do cone sul de Rondônia
Autor(es): Santos, Marcela Regina Stein dos
Palavras-chave: Educação de surdos
Acessibilidade
Libras
Data do documento: 2020
Citação: SANTOS, Marcela Regina Stein dos. Acessibilidade e educação de surdos na perspectiva da inclusão em duas escolas estaduais do cone sul de Rondônia. 2020. 127 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2020.
Resumo: Em virtude da realidade em que vem ocorrendo a inclusão escolar dos surdos, bem como dos desafios vivenciados pelos intérpretes de Libras e pelos demais profissionais envolvidos nesse processo, evidencia-se a necessidade de criar momentos que propiciem a reflexão sobre a atuação desses profissionais. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou identificar e analisar a prática do intérprete de Libras no ambiente escolar, com intenção de buscar respostas para as inquietações vivenciadas, e, desta maneira, de contribuir com o trabalho desenvolvido pelo intérprete e pelos demais profissionais que atuam diretamente com a inclusão dos surdos nas escolas. A pesquisa se caracteriza como uma pesquisa-ação, pois possibilitou que participantes e a pesquisadora examinassem suas práticas, visando ao apontamento de soluções pedagógicas para as problemáticas existentes. Duas escolas públicas estaduais foram o lócus da pesquisa, localizadas no Cone Sul do estado de Rondônia, nas cidades de Colorado do Oeste e Cerejeiras. Ela contou com a participação voluntária de duas intérpretes de Libras, uma instrutora surda e três professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para levantamento dos dados iniciais, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com as representantes das Coordenadorias Regionais de Educação das escolas pesquisadas, com a pretensão de identificar quais os profissionais envolvidos no trabalho com os surdos. Houve aplicação de questionário para as intérpretes de Libras, para organização dos encontros e intervenção da realidade investigada. A pesquisa possibilitou identificar que a inclusão está acontecendo, pois, mesmo que as escolas estejam localizadas distantes dos grandes centros onde ocorrem as formações, a inclusão já é uma realidade. E, por sua vez, as atitudes das profissionais que participaram dos encontros estão em consonância com os aspectos da acessibilidade, porém é necessário que as escolas e as coordenadorias de ensino ofereçam o suporte adequado e envolvam todos os profissionais das escolas na proposta inclusiva. Com a colaboração das participantes durante os encontros, houve a construção de um guia pedagógico com orientações para subsidiar a inclusão dos surdos na escola, o que evidencia a importância de uma postura que incorpore os aspectos da acessibilidade e que elimine as barreiras que impedem o acesso deles ao mundo do conhecimento.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4186
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.