Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4186
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Marcela Regina Stein dos-
dc.date.accessioned2023-03-17T09:22:10Z-
dc.date.available2023-03-17T09:22:10Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSANTOS, Marcela Regina Stein dos. Acessibilidade e educação de surdos na perspectiva da inclusão em duas escolas estaduais do cone sul de Rondônia. 2020. 127 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4186-
dc.description.abstractEm virtude da realidade em que vem ocorrendo a inclusão escolar dos surdos, bem como dos desafios vivenciados pelos intérpretes de Libras e pelos demais profissionais envolvidos nesse processo, evidencia-se a necessidade de criar momentos que propiciem a reflexão sobre a atuação desses profissionais. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou identificar e analisar a prática do intérprete de Libras no ambiente escolar, com intenção de buscar respostas para as inquietações vivenciadas, e, desta maneira, de contribuir com o trabalho desenvolvido pelo intérprete e pelos demais profissionais que atuam diretamente com a inclusão dos surdos nas escolas. A pesquisa se caracteriza como uma pesquisa-ação, pois possibilitou que participantes e a pesquisadora examinassem suas práticas, visando ao apontamento de soluções pedagógicas para as problemáticas existentes. Duas escolas públicas estaduais foram o lócus da pesquisa, localizadas no Cone Sul do estado de Rondônia, nas cidades de Colorado do Oeste e Cerejeiras. Ela contou com a participação voluntária de duas intérpretes de Libras, uma instrutora surda e três professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para levantamento dos dados iniciais, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com as representantes das Coordenadorias Regionais de Educação das escolas pesquisadas, com a pretensão de identificar quais os profissionais envolvidos no trabalho com os surdos. Houve aplicação de questionário para as intérpretes de Libras, para organização dos encontros e intervenção da realidade investigada. A pesquisa possibilitou identificar que a inclusão está acontecendo, pois, mesmo que as escolas estejam localizadas distantes dos grandes centros onde ocorrem as formações, a inclusão já é uma realidade. E, por sua vez, as atitudes das profissionais que participaram dos encontros estão em consonância com os aspectos da acessibilidade, porém é necessário que as escolas e as coordenadorias de ensino ofereçam o suporte adequado e envolvam todos os profissionais das escolas na proposta inclusiva. Com a colaboração das participantes durante os encontros, houve a construção de um guia pedagógico com orientações para subsidiar a inclusão dos surdos na escola, o que evidencia a importância de uma postura que incorpore os aspectos da acessibilidade e que elimine as barreiras que impedem o acesso deles ao mundo do conhecimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-03-13T18:49:37Z No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 1722145 bytes, checksum: b64a6932dd849684db9514786c3da038 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-03-14T15:38:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 1722145 bytes, checksum: b64a6932dd849684db9514786c3da038 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-03-15T13:44:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 1722145 bytes, checksum: b64a6932dd849684db9514786c3da038 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-17T09:22:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 1722145 bytes, checksum: b64a6932dd849684db9514786c3da038 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titleAcessibilidade e educação de surdos na perspectiva da inclusão em duas escolas estaduais do cone sul de Rondôniapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.