Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4187
Título: Práticas pedagógicas de professoras da educação infantil no CMEI Ariel.
Autor(es): Ferreira, Maria Rosenilda Pires
Palavras-chave: Práticas pedagógicas
Educação infantil
Jogos de linguagem
Data do documento: 2021
Citação: FERREIRA, Maria Rosenilda Pires. Práticas pedagógicas de professoras da educação infantil no CMEI Ariel. 2021. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar as práticas desenvolvidas por professoras no cotidiano escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ariel Vieira Hilgert, tendo foco na linguagem, nas interações das crianças e nas significações produzidas. Essas práticas são socioculturais situadas (saberes, propósitos, desejos, crenças, valores, afetos). A importância da pesquisa está na problematização das práticas pedagógicas no CMEI, de forma que valorizem o que as crianças já apresentam, nas brincadeiras que trazem de casa, as quais fazem parte da sua realidade, e nas interações em sala de aula, promovendo o desenvolvimento da criança de quatro a cinco anos, proporcionando uma alfabetização criativa. A investigação foi norteada pelas seguintes questões: como são as práticas das professoras na educação infantil no CMEI Ariel? Como são desenvolvidas essas práticas, com foco na linguagem, nas interações das crianças e nas significações por elas produzidas? A análise foi fundamentada na filosofia de Ludwig Wittgenstein e nos modos de pensar de Antonio Miguel. O exercício de análise é feito mediante narrativas do percurso terapêutico dos significados e mediante a encenação dialógica ficcional, com base na terapia gramatical filosófica de Wittgenstein. Com essa inspiração, os personagens performam suas falas nos rastros das significações das práticas da educação infantil. O corpus da pesquisa se constituiu de: diferentes jogos de linguagem e práticas culturais; a literatura sobre a temática; a legislação referente à educação infantil; as falas de nove professoras, da coordenadora pedagógica, da diretora e vinte e cinco crianças do préescolar II. As vozes que os sujeitos fazem ecoar nesta pesquisa apontam a necessidade de se repensar as práticas das professoras e as interações das crianças nas brincadeiras, com um olhar voltado para novas perspectivas, por meio de jogos de linguagem que contextualizem o espaço escolar. As professoras entendem que é importante desconstruir as práticas pedagógicas com um olhar atento aos recursos e brincadeiras que possam contribuir com essas práticas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4187
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf3,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.