Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4188
Título: Tecnologias e educação: a cultura maker com arduino como possibilidade para o ensino no Curso de Licenciatura em Física do IFRO
Autor(es): Silva, Silas Jader Ferreira
Palavras-chave: Educação escolar
Tecnologias educacionais
Ensino de física
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, Silas Jader Ferreira. Tecnologias e educação: a cultura maker com arduino como possibilidade para o ensino no Curso de Licenciatura em Física do IFRO. 2021. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: A pesquisa “Tecnologias e Educação: a Cultura Maker com Arduino como Possibilidade para o Ensino no Curso de Licenciatura em Física do IFRO”, buscou investigar junto a um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Física do Campus Porto Velho Calama, em que medida a cultura maker com o uso do Arduino pode trazer contribuições para a didática no ensino de física, sendo a cultura maker pautada pelo emprego de tecnologias digitais acessíveis para a formulação e construção de artefatos físicos, e o Arduino, uma ferramenta muito utilizada para esse fim. O embasamento teórico traz as contribuições de autores que defendem a didática desenvolvimental como um caminho para o desenvolvimento integral do sujeito, na medida em que apresentam uma visão crítica sobre o uso das ferramentas tecnológicas como recursos didáticos, ao mesmo tempo em que não afasta seu uso e destaca a importância mediática dos professores neste processo. O caminho metodológico percorrido para esta pesquisa aplicada foi o de após investigação do status inicial de conhecimento do grupo, apresentar uma ferramenta da cultura maker amplamente conhecida neste meio, o Arduino, como uma possibilidade didática para o ensino de física. Tendo sempre em mente o desenvolvimento do aluno, foi aplicado um minicurso de Arduino aos licenciandos, e para isto, foi distribuído a cada um dos participantes um kit com dispositivos para a confecção dos experimentos didáticos propostas no minicurso. Ao passar à fase final da pesquisa, foi aplicado um questionário para investigar os possíveis avanços relacionados à percepção do grupo, quanto ao uso mediado desta tecnologia como possibilidade didática na futura prática docente dos licenciandos. Conclui-se que mesmo os docentes com pouca ou nenhuma interação prévia com as TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) conseguiram perceber no uso da cultura maker com Arduino, possíveis aplicações da didática desenvolvimental no ensino de física, apontando possibilidades diversas para sua prática docente.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4188
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf4,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.