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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4190
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cunha, Marcos Rodrigo da | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-17T09:25:54Z | - |
dc.date.available | 2023-03-17T09:25:54Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4190 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho se insere no debate sobre práticas educativas com a Língua Portuguesa, utilizandose das redes sociais virtuais. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada junto aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, no município de Ariquemes, estado de Rondônia, através do desenvolvimento de atividades de leituras e produções de textos, levando em conta as postagens nas Páginas da Escola Roberto Turbay no Facebook e considerando que esta rede social virtual também pode contribuir para a ampliação de conhecimentos dos discentes acerca dos saberes relativos às interações e às expressões em práticas socioculturais. Os suportes tecnológicos abrem janelas que dialogam com o universo cultural dos estudantes, as memórias das escolas na web, acenando para o processo de ensino e aprendizagem, motivando estudantes a (re)visitarem os cotidianos da escola e produzir seus textos em diálogo com as histórias do educandário. As ações educativas com a língua, que é viva, estão relacionadas à vida cotidiana e a outras esferas sociais, atravessadas pelas formas pelas quais as linguagens as perpassam. Como utilizar diferentes linguagens para os aprendizados com a língua materna? Quais as contribuições dessas orientações para as práticas educativas com Língua Portuguesa no Ensino Fundamental I? A análise dos dados se ancora nos estudos de Laville e Dionne (1999), para refletir que na observação se revela o diálogo com a vida; Bakhtin (1999), Candau (2014) e Geraldi (2003), no que se refere ao papel da linguagem na constituição do próprio sujeito, assim como sua consciência social, fazendo andar o carrossel da construção e da ampliação de conhecimentos com diálogos desenvolvidos na família, nos grupos sociais e nas escolas municipais da Amazônia Ocidental. | pt_BR |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-17T09:25:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 4354645 bytes, checksum: 71e0cc75abfc9b7b6c384991243f5228 (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | CUNHA, Marcos Rodrigo da. Entre memórias escolares e postagens no facebook: práticas de leitura e escrita no ensino fundamental 1 de Ariquemes/RO. 2021. 159 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto velho, 2021. | pt_BR |
dc.subject | pt_BR | |
dc.subject | Produções textuais | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Entre memórias escolares e postagens no facebook: práticas de leitura e escrita no ensino fundamental 1 de Ariquemes/RO | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação.pdf | 4,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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