Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4190
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCunha, Marcos Rodrigo da-
dc.date.accessioned2023-03-17T09:25:54Z-
dc.date.available2023-03-17T09:25:54Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4190-
dc.description.abstractEste trabalho se insere no debate sobre práticas educativas com a Língua Portuguesa, utilizandose das redes sociais virtuais. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada junto aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, no município de Ariquemes, estado de Rondônia, através do desenvolvimento de atividades de leituras e produções de textos, levando em conta as postagens nas Páginas da Escola Roberto Turbay no Facebook e considerando que esta rede social virtual também pode contribuir para a ampliação de conhecimentos dos discentes acerca dos saberes relativos às interações e às expressões em práticas socioculturais. Os suportes tecnológicos abrem janelas que dialogam com o universo cultural dos estudantes, as memórias das escolas na web, acenando para o processo de ensino e aprendizagem, motivando estudantes a (re)visitarem os cotidianos da escola e produzir seus textos em diálogo com as histórias do educandário. As ações educativas com a língua, que é viva, estão relacionadas à vida cotidiana e a outras esferas sociais, atravessadas pelas formas pelas quais as linguagens as perpassam. Como utilizar diferentes linguagens para os aprendizados com a língua materna? Quais as contribuições dessas orientações para as práticas educativas com Língua Portuguesa no Ensino Fundamental I? A análise dos dados se ancora nos estudos de Laville e Dionne (1999), para refletir que na observação se revela o diálogo com a vida; Bakhtin (1999), Candau (2014) e Geraldi (2003), no que se refere ao papel da linguagem na constituição do próprio sujeito, assim como sua consciência social, fazendo andar o carrossel da construção e da ampliação de conhecimentos com diálogos desenvolvidos na família, nos grupos sociais e nas escolas municipais da Amazônia Ocidental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-03-13T17:51:56Z No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 4354645 bytes, checksum: 71e0cc75abfc9b7b6c384991243f5228 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-03-14T15:36:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 4354645 bytes, checksum: 71e0cc75abfc9b7b6c384991243f5228 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-03-15T13:36:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 4354645 bytes, checksum: 71e0cc75abfc9b7b6c384991243f5228 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-17T09:25:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 4354645 bytes, checksum: 71e0cc75abfc9b7b6c384991243f5228 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherCUNHA, Marcos Rodrigo da. Entre memórias escolares e postagens no facebook: práticas de leitura e escrita no ensino fundamental 1 de Ariquemes/RO. 2021. 159 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto velho, 2021.pt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectProduções textuaispt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleEntre memórias escolares e postagens no facebook: práticas de leitura e escrita no ensino fundamental 1 de Ariquemes/ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf4,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.