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Título: Análise do perfil comportamental de trabalhadores de uma empresa atacadista localizada na cidade de Guajará-Mirim/RO
Autor(es): Teixeira, Leidiana Batista Souza
Palavras-chave: Gestão de pessoas
Perfil comportamental
Comportamento humano
Data do documento: 2019
Citação: TEIXEIRA, Leidiana Batista Souza. Análise do perfil comportamental de trabalhadores de uma empresa atacadista localizada na cidade de Guajará-Mirim/RO. 68 f. Monografia ( Departamento Acadêmico de Ciência da Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2019.
Resumo: A presente pesquisa objetivou identificar os estilos comportamentais no trabalho e o perfil sociodemográfico de profissionais que atuam em uma empresa atacadista, localizada no município de Guajará-Mirim, RO. Para isso, foram utilizados dois instrumentos: Diagnóstico M.A.R.E®, de Coda (2000), o qual propõe identificar comportamentos nas organizações de trabalho, baseado nas contribuições psicanalíticas de Erich Fromm sobre a personalidade humana e em teorias sobre liderança e motivação no trabalho. Apresenta quatro orientações motivacionais, cujas iniciais compõem o seu nome, Mediadora, Analítica, Receptiva e Empreendedora. O outro instrumento foi um questionário sociodemográfico elaborado especificamente para esta pesquisa. Foram realizadas análises multivariadas de dados, e os resultados foram ponderados a partir do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) por meio de análises descritivas. Participaram da pesquisa 42 trabalhadores, em sua maioria do sexo masculino (59,5%), com idade média de 32 anos (DP=7,3), 47,6%casados. A maior parte (78,6%) possui o nível médio completo e ocupa o cargo de auxiliar de logística (21,4%), correspondente a 9 colaboradores, os demais estão distribuídos em 22 outros cargos.O tempo médio de trabalho na organização é de 4,8 anos, 83,3% tem carga horária semanal de trabalho de mais de 41 horas semanais. Os resultados da pesquisa apontaram a presença de 10 dos 12 perfis comportamentais descritos no diagnóstico: Articulador (26,19%), Facilitador (19,05%) Realizador (14,29%), Motivador (9,52%), Competidor (7,14%), Considerador (7,14%), Inovador (4,76%), Mentor (4,76%), Regulador (4,76%), e Coordenador (2,38%). Os perfis ausentes nos participantes foram o Monitor e o Produtor. Sobre os grupos das Orientações Motivacionais, diante da amostra coletada, foi possível detectar uma predominância da Orientação Mediadora (41%), Receptiva (31%), Empreendedora (21%) e Orientação Analítica (7%). Conclui-se que os profissionais da empresa em que foi realizado o estudo apresentam o estilo comportamental predominantemente articulador, isto é, têm foco na integração, de modo a unir as pessoas em torno de um objetivo ou propósito comum, buscam novos mercados e possibilidades de atuação para a organização, são mediadores e bons negociadores, compreendem processos integrados, possuem pensamento criativo e visão de mercado e sabem lidar com a gestão da mudança.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4200
Aparece nas coleções:DACA/GM. Graduação em Administração (Monografias)

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