Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4203
Título: Desafios dos jovens administradores no mercado de trabalho: uma análise sobre as percepções e expectativas de ingressantes e formandos do curso de administração na UNIR - “Jorge Vassilakis” Campus de Guajará-Mirim no tocante à formação de competências requeridas pelas organizações e inserção profissional.
Autor(es): Oliveira, Ana Caroline dos Santos
Palavras-chave: Administração
Competências
Inserção profissional
Data do documento: 2022
Citação: OLIVEIRA, Ana Caroline dos Santos. Desafios dos jovens administradores no mercado de trabalho: uma análise sobre as percepções e expectativas de ingressantes e formandos do curso de administração na UNIR - “Jorge Vassilakis” Campus de Guajará-Mirim no tocante à formação de competências requeridas pelas organizações e inserção profissional. 47 f. Monografia ( Departamento Acadêmico de Ciência da Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2022.
Resumo: Ao sair da Universidade até ter a colocação dentro do mercado de trabalho, esse processo gera interrogações aos futuros administradores, alunos e egressos do curso de graduação em Administração. Em virtude disso, o presente estudo realiza um levantamento de necessidades em se tratando do perfil dos profissionais de Administração com relação ao mercado de trabalho, explica essas características ao tempo em que faz uma análise de como os alunos/egressos se encontram em relação a tais quesitos. O objetivo principal desse estudo foi identificar e descrever a percepção dos alunos formandos que se encontram nos períodos finais do curso de Administração da Universidade Federal de Rondônia – Jorge Vassilakis campus de Guajará-Mirim referente ao mercado de trabalho para o profissional Administrador. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, obtidos por meio da aplicação de questionários. Os dados foram retratados através da análise de conteúdo e de estatística, assim, em conformidade com os principais resultados, foram identificadas as competências como o conhecimento geral sobre a Administração, capacidade de relacionamento, comprometimento, profissionalismo, e papéis decisórios necessários para o Administrador, ainda, as expectativas que estes estudantes detêm quanto ao ingresso no mercado de trabalho atual e a profissão de Administrador. Os acadêmicos e egressos se consideraram aptos a desempenharem funções em cargos administrativos após a conclusão do curso, apesar de ainda possuírem algumas incertezas e inseguranças bem como constarem que terão dificuldades para ingressar no mercado de trabalho devido a fatores como concorrência, experiência, tecnologia e situação econômica do país que impactam as organizações. Entretanto, não deixam de sonhar e acreditar que sua futura carreira profissional como bacharel em Administração proporcionará realizações tanto pessoais quanto profissionais, pois para isso só depende do empenho em se manter sempre atualizado, com uma evolução contínua, rumo à excelência profissional.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4203
Aparece nas coleções:DACA/GM. Graduação em Administração (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana_Caroline.pdf849,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.