Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4223
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCelestino, Angela da Silva-
dc.date.accessioned2023-05-05T20:09:54Z-
dc.date.available2023-05-05T20:09:54Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCELESTINO, A. S. O filme Radioactive como recurso didático: uma proposta de análise com base na pedagogia cultural. Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Rolim de Moura, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em ensino de Ciências da Natureza, sob a orientação da Professora Drª. Luciana Soares da Cruz.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4223-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Rolim de Moura, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em ensino de Ciências da Natureza, sob a orientação da Professora Drª. Luciana Soares da Cruz.pt_BR
dc.description.abstractA sociedade contemporânea está cada vez mais conectada às tecnologias midiáticas digitais, artefatos presentes no cotidiano, que ocasionam repercussões no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, essas representações midiáticas não apenas proporcionam diversão, elas estabelecem significados, comportamentos, como também influenciam as identidades. Considera-se que todo esse impacto afeta não apenas a educação, mas também o processo de desenvolvimento integral e formação social dos alunos. Assim, abre um leque para novos materiais a serem aplicados no ensino e aprendizagem. Guiada por esse entendimento, esta pesquisa objetiva analisar as contribuições pedagógicas existentes no filme Radioactive a fim de ser utilizado como recurso didático nas aulas de Ciências para o Ensino Médio, com base nos estudos da pedagogia cultural. Esta pesquisa, de abordagem metodológica qualitativa, se insere em uma etapa descritiva sob o viés da análise crítica da pedagogia cultural, e embasada em: Correia et al. (2022); Ferreira e Genovese (2022); Takara (2021); Setton (2021); Ibarra; Ramos; Oliveira (2021); Reznik; Massarani e Moreira (2019); Santos (2018); Mozzer e Justi (2018); Ghiraldi (2018); Hall (2016); Vieira et al. (2016); Camazzoto (2015); Silva e Ribeiro (2014); Pugliese (2014); Onishi (2014); Santos (2013); Escosteguy (2010); Teruya (2009); Pozo; Crespo (2009); Aumont; Marie (2004); Kellner (2001); Schiebinger (2001); Fischer (1997). Para a coleta de dados, foi estabelecido o estudo do filme do tipo biográfico ficcional “Radioactive” que se propõe a narrar a vida e a trajetória da cientista Marie Curie. A análise de dados foi conduzida por conceitos como mídias, ensino-aprendizagem, representação e identidades, bem como os conceitos de cultura da mídia de Kellner (2001). A pesquisa buscou responder à seguinte questão: O estudo do filme Radioactive, a ser utilizado como didático com ênfase na pedagogia cultural de modo a contribuir para assimilação de conteúdos científicos em especial os de Ciências, de que modo pode ser utilizado para ajudar no processo ensino-aprendizagem, construção, interpretação crítica e apropriação desses conceitos científicos, acompanhando a atualidade tecnológica digital em que vivemos? Na análise da obra percebe-se que os discursos repercutem o papel da mulher na ciência, a partir das relações sociais de professora, pesquisadora e também o comportamento afetivo, reafirmando a construção da cientista, contexto histórico e científico vivido por Marie, suas perspectivas e os desafios enfrentados. Esta pesquisa possibilita a ampliação do espaço de sala para possibilitar ao aluno entender o filme, a partir de sua percepção de mundo, promovendo uma inserção de novas culturas, o pensamento crítico, construção de conhecimento e formação social dos estudantes, enriquecendo os olhares para a toda a ciência.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Patricia Voigt (patricia.regina@unir.br) on 2023-05-04T21:23:02Z No. of bitstreams: 1 O filme Radioactive como recurso didático, uma proposta de análise com base na pedagogia cultural..pdf: 2109611 bytes, checksum: 856695a824cb791abf3164c4661198ee (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patricia Voigt (patricia.regina@unir.br) on 2023-05-04T21:24:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 O filme Radioactive como recurso didático, uma proposta de análise com base na pedagogia cultural..pdf: 2109611 bytes, checksum: 856695a824cb791abf3164c4661198ee (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-05T20:09:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O filme Radioactive como recurso didático, uma proposta de análise com base na pedagogia cultural..pdf: 2109611 bytes, checksum: 856695a824cb791abf3164c4661198ee (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação-Midiática;pt_BR
dc.subjectFilme;pt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências.pt_BR
dc.titleO filme Radioactive como recurso didático: uma proposta de análise com base na pedagogia cultural.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ensino em Ciências da Natureza (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O filme Radioactive como recurso didático, uma proposta de análise com base na pedagogia cultural..pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.