Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4236
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Aline de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-16T20:46:18Z | - |
dc.date.available | 2023-05-16T20:46:18Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, A. As estratégias e as dificuldades do docente do ensino da prática laboratorial a distância. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza-PGECN, como pré-requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências da Natureza, sob orientação sob orientação do Prof. Dr. Elton de Lima. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4236 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza-PGECN, como pré-requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências da Natureza, sob orientação do Prof. Dr. Elton de Lima. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista o contexto recente da educação no Brasil, devido ao que vivenciamos com a pandemia COVID-19 e a dificuldade relacionada ao trabalho do professor que leciona conteúdos que requerem práticas experimentais no ensino médio, se faz necessário averiguar quais foram as maiores dificuldades encontradas e quais as metodologias que se aplicaram a essas aulas na modalidade de ensino remoto. Este estudo foi estimulado justamente por dificuldades percebidas por mim, como professora, atuando frente a essa disciplina em meio a suspensão das aulas presenciais. Os profissionais avaliados nesse projeto foram os professores que ministram aulas na área de ciência da natureza nas escolas de tempo integral da zona da mata do estado de Rondônia, especificamente docentes que estiveram lotados na disciplina de práticas experimentais, durante o período de aulas remotas nos anos de 2020 e 2021, que é de carater obrigatório no modelo de ensino integral. A pesquisa foi desenvolvida inicialmente, aplicando um questionário para investigar quais foram as dificuldades, alternativas e metodologias utilizadas, tais como, o uso de laboratórios e/ou simuladores virtuais para o desenvolvimento da prática experimental on-line. Como a pesquisa foi restringida aos métodos que foram adotados no período de pandemia, e no intuito de contribuir na diminuição das dificuldades encontradas, foi produzida uma cartilha eletrônica interativa que serviu para mostrar aos leitores as metodologias adotadas, além de propor novas ferramentas didáticas, com sugestões de recursos para que o docente possa estar sempre modernizando em suas aulas. Além disso, essa cartilha, pode também servir como um guia simples para as escolas com defasagem de laboratório, como uma alternativa para aulas inclusive em tempos não-pandêmicos. Por fim, através dos resultados obtidos neste estudo espera-se que seja despertado o interesse dos docentes e discentes para utilização de plataformas virtuais as quais permitem interações educacionais com o meio computacional, sem perder o foco do conhecimento e da aprendizagem. O tema escolhido é de suma importância e relevância, pelo fato de fornecer alternativas viáveis que impeçam a possível defasagem de conteúdo, aliado ao fato de despertar nos estudantes maior interesse para essas disciplinas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Patricia Voigt (patricia.regina@unir.br) on 2023-05-09T21:21:42Z No. of bitstreams: 1 As estratégias e as dificuldades do docente do ensino da prática laboratorial a distância..pdf: 2285258 bytes, checksum: 8ef09749f945f5612cf72998c3315a11 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2023-05-16T20:46:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 As estratégias e as dificuldades do docente do ensino da prática laboratorial a distância..pdf: 2285258 bytes, checksum: 8ef09749f945f5612cf72998c3315a11 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2023-05-16T20:46:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 As estratégias e as dificuldades do docente do ensino da prática laboratorial a distância..pdf: 2285258 bytes, checksum: 8ef09749f945f5612cf72998c3315a11 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-05-16T20:46:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 As estratégias e as dificuldades do docente do ensino da prática laboratorial a distância..pdf: 2285258 bytes, checksum: 8ef09749f945f5612cf72998c3315a11 (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aulas práticas; | pt_BR |
dc.subject | Metodologia on-line; | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto. | pt_BR |
dc.title | As estratégias e as dificuldades do docente do ensino da prática laboratorial a distância. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Ensino em Ciências da Natureza (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
As estratégias e as dificuldades do docente do ensino da prática laboratorial a distância..pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.