Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Adriana Cardoso do Nascimento dos-
dc.contributor.authorPeña, Liane Forero-
dc.date.accessioned2023-06-01T14:01:04Z-
dc.date.available2023-06-01T14:01:04Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSANTOS, Adriana Cardoso do Nascimento dos, PEÑA, Liane Forero. História da educação de surdos: em busca de uma pedagogia visual. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4250-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta reflexões sobre a história da educação de surdos e identifica os elementos educacionais por meio da sua história cultural de contatos entre surdos e ouvintes, proporcionando sugestões acerca da prática de ensino escolar para crianças surdas. O estudo teve como objetivo geral um levantamento bibliográfico sobre a educação de surdos em todos os períodos da história. Os objetivos específicos pontuamos características sociais e culturais que contribuem para a reflexão sobre a educação de surdos valorizando as perspectivas de bibliografias produzidas por pessoas surdas. As considerações finais ressaltam que a pedagogia surda é uma modalidade de ensino em que o aluno surdo é um sujeito que motiva a partir de suas experiências visuais e da língua gestual novas abordagens e diálogos entre professor e aluno para construção de um espaço educacional bilíngue.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-01T14:00:39Z No. of bitstreams: 1 ADRIANA CARDOSO E LIANE FORERO.pdf: 954893 bytes, checksum: e9716299c69f1d4b58afc11b178ae8cf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-01T14:00:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ADRIANA CARDOSO E LIANE FORERO.pdf: 954893 bytes, checksum: e9716299c69f1d4b58afc11b178ae8cf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-01T14:01:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ADRIANA CARDOSO E LIANE FORERO.pdf: 954893 bytes, checksum: e9716299c69f1d4b58afc11b178ae8cf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-01T14:01:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ADRIANA CARDOSO E LIANE FORERO.pdf: 954893 bytes, checksum: e9716299c69f1d4b58afc11b178ae8cf (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectCultura Surdapt_BR
dc.subjectPedagogia Surdapt_BR
dc.titleHistória da educação de surdos: em busca de uma pedagogia visualpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADRIANA CARDOSO E LIANE FORERO.pdf932,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.