Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorQuintão, Anatacha-
dc.contributor.authorBrasil, Paola Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-06-01T14:11:59Z-
dc.date.available2023-06-01T14:11:59Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationQUINTÃO, Anatacha, BRASIL, Paola Rodrigues. O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no contexto escolar Guajará-Mirim – RO. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4251-
dc.description.abstractConsiderando a difusão do conhecimento do TDAH, e das dificuldades de aprendizagem do aluno que convive com este transtorno no ambiente escolar, o presente artigo tem como finalidade apresentar possíveis estratégias e metodologias (didáticopedagógicas) que possibilitem um melhor desenvolvimento no processo de aprendizagem desses alunos. Participaram como sujeitos da pesquisa 20 professores de escolas do Ensino Fundamental da rede pública do município de Guajará-Mirim- RO e utilizou-se como instrumento de coleta de dados, um questionário semi estruturado. Os resultados obtidos demonstram a notória falta de conhecimento dos docentes sobre tema TDAH, ausência de participação das famílias na escola, e no desenvolvimento do aluno e o despreparo do ambiente escolar para acolher os alunos com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. No entanto, o estudo enfatiza a importância de se ter um olhar mais individualizado, visando apresentar estratégias utilizadas pelos professores que viabilizem o melhor desenvolvimento da aprendizagem para alunos com TDAH. O professor não é responsável pelo diagnóstico de tal transtorno, porém, é sujeito importante no processo de desenvolvimento pleno do aluno, seja qual for sua limitação. Sendo assim, a escola deve ser o ambiente acolhedor capaz de oferece meios para o aluno desenvolver todas as suas habilidades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-01T14:11:30Z No. of bitstreams: 1 ANATACHA E PAOLA.pdf: 670860 bytes, checksum: 84439fd459b210b174706a40d932425d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-01T14:11:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANATACHA E PAOLA.pdf: 670860 bytes, checksum: 84439fd459b210b174706a40d932425d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-01T14:11:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANATACHA E PAOLA.pdf: 670860 bytes, checksum: 84439fd459b210b174706a40d932425d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-01T14:11:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANATACHA E PAOLA.pdf: 670860 bytes, checksum: 84439fd459b210b174706a40d932425d (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.titleO transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no contexto escolar Guajará-Mirim – ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANATACHA E PAOLA.pdf655,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.