Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4256
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTeixeira, Iris Ricardo de Lima-
dc.date.accessioned2023-06-01T14:48:06Z-
dc.date.available2023-06-01T14:48:06Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Iris Ricardo de Lima. Um estudo sobre as concepções de ensino religioso no referencial curricular - 2020 do Estado de Rondônia.41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4256-
dc.description.abstractO presente estudo trata do Ensino Religioso no currículo escolar do Ensino Fundamental, foi desenvolvido com o objetivo de identificar e registrar concepções de Ensino Religioso presente no Referencial Curricular do Estado de Rondônia – 2020, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental. Para viabilizar o objetivo da pesquisa, traça um breve percurso do Ensino Religioso no Brasil; apresenta algumas concepções e Educação Religiosa e Ensino Religioso; faz uma breve descrição do Ensino Religioso no currículo escolar; caracteriza o Referencial Curricular do Estado de Rondônia – 2020; analisa o tratamento do Ensino Religioso no texto do Referencial Curricular do Estado de Rondônia – 2020, enfocando o seu conceito, estrutura e função educacional; objetivos da área, competências e habilidades a serem trabalhadas. Tratase de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva na modalidade bibliográfica que utilizou a análise documental como técnica de coleta. A base teórica esta ancorada em estudos de JUNQUEIRA, (2002, 2011); PASSOS, (2007), RCERO, (2018), FREIRE, (2007) e outros. Os dados coletados foram analisados à luz do referencial teórico que embasam esta investigação, seguindo procedimentos norteadores do método de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam que o Ensino Religioso no Brasil foi tradicionalmente modelado pelos modelos confessional, interconfessional e a partir do final da década de 1990, se iniciou movimentos em favor de um Ensino Religioso voltado ao estudo dos fenômenos religiosos, a partir de bases éticas e científicas. Com o advento da BNCC em 2017, esta proposta ganha força e passa compor o rol das orientações oficiais para a prática pedagógica desta área do saber em âmbito nacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-01T14:47:41Z No. of bitstreams: 1 IRIS RICARDO.pdf: 418344 bytes, checksum: 27e64ceddf30481d656071192d52bf78 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-01T14:47:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 IRIS RICARDO.pdf: 418344 bytes, checksum: 27e64ceddf30481d656071192d52bf78 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-01T14:48:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 IRIS RICARDO.pdf: 418344 bytes, checksum: 27e64ceddf30481d656071192d52bf78 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-01T14:48:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IRIS RICARDO.pdf: 418344 bytes, checksum: 27e64ceddf30481d656071192d52bf78 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação religiosapt_BR
dc.subjectConcepções de Ensino Religiosopt_BR
dc.subjectReferencial Curricularpt_BR
dc.titleUm estudo sobre as concepções de ensino religioso no referencial curricular - 2020 do Estado de Rondôniapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IRIS RICARDO.pdf408,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.