Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4257
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paixão, Kelma Viana | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Meuryane da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-01T14:58:15Z | - |
dc.date.available | 2023-06-01T14:58:15Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | PAIXÃO, Kelma Viana, FERNANDES, Meuryane da Costa. A (in)disciplina na escola no enfoque da disciplina positiva. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4257 | - |
dc.description.abstract | A indisciplina das crianças tem estado no centro das discussões escolares e da educação, sendo abordada como um dos principais problemas e desafios que afligem os professores e a gestão escolar. Neste sentido, o presente estudo, de natureza bibliográfica, teve como objetivo discutir a respeito da (in)disciplina na escola, nos anos iniciais do ensino fundamental, à luz da Disciplina Positiva. De um modo geral, frente aos comportamentos indisciplinares da criança há uma tendência de se pensar e agir a partir de dois extremos: a punição e a permissividade. Aqueles que pensam que a punição é válida, geralmente são movidas por crenças que os levam a acreditar ser a permissividade, a única alternativa. Logo, aqueles que não acreditam na punição, geralmente vão para o extremo oposto e tendem a se tornarem permissivos. Tais modelos têm causado prejuízos no desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e da autoestima da criança. Opondo-se a crenças e padrões educativos punitivos, de controle excessivo e permissividade, a Disciplina Positiva trata-se de uma abordagem teórica e prática com diretrizes educativas que fomentam valores como: respeito mútuo; gentileza-firmeza; diálogo; empatia; cooperação; autorresponsabilidade; encorajamento e; resolução de problemas. Destarte, o enfretamento da indisciplina na escola requer uma compreensão clara das suas causas e fatores, bem como o uso de métodos e ferramentas educativas eficazes que norteiem a prática do professor, as suas relações com o aluno e formentem o pleno desenvolvimento da criança, da sua autonomia e do seu caráter. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-01T14:57:49Z No. of bitstreams: 1 Kelma e Meuryane da Costa.pdf: 256465 bytes, checksum: b8b2b879a304009b4ee6be00359234e1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-01T14:58:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Kelma e Meuryane da Costa.pdf: 256465 bytes, checksum: b8b2b879a304009b4ee6be00359234e1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-01T14:58:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Kelma e Meuryane da Costa.pdf: 256465 bytes, checksum: b8b2b879a304009b4ee6be00359234e1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-01T14:58:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Kelma e Meuryane da Costa.pdf: 256465 bytes, checksum: b8b2b879a304009b4ee6be00359234e1 (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina | pt_BR |
dc.subject | Disciplina Positiva | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | A (in)disciplina na escola no enfoque da disciplina positiva | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Kelma e Meuryane da Costa.pdf | 250,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.