Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4257
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaixão, Kelma Viana-
dc.contributor.authorFernandes, Meuryane da Costa-
dc.date.accessioned2023-06-01T14:58:15Z-
dc.date.available2023-06-01T14:58:15Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationPAIXÃO, Kelma Viana, FERNANDES, Meuryane da Costa. A (in)disciplina na escola no enfoque da disciplina positiva. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4257-
dc.description.abstractA indisciplina das crianças tem estado no centro das discussões escolares e da educação, sendo abordada como um dos principais problemas e desafios que afligem os professores e a gestão escolar. Neste sentido, o presente estudo, de natureza bibliográfica, teve como objetivo discutir a respeito da (in)disciplina na escola, nos anos iniciais do ensino fundamental, à luz da Disciplina Positiva. De um modo geral, frente aos comportamentos indisciplinares da criança há uma tendência de se pensar e agir a partir de dois extremos: a punição e a permissividade. Aqueles que pensam que a punição é válida, geralmente são movidas por crenças que os levam a acreditar ser a permissividade, a única alternativa. Logo, aqueles que não acreditam na punição, geralmente vão para o extremo oposto e tendem a se tornarem permissivos. Tais modelos têm causado prejuízos no desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e da autoestima da criança. Opondo-se a crenças e padrões educativos punitivos, de controle excessivo e permissividade, a Disciplina Positiva trata-se de uma abordagem teórica e prática com diretrizes educativas que fomentam valores como: respeito mútuo; gentileza-firmeza; diálogo; empatia; cooperação; autorresponsabilidade; encorajamento e; resolução de problemas. Destarte, o enfretamento da indisciplina na escola requer uma compreensão clara das suas causas e fatores, bem como o uso de métodos e ferramentas educativas eficazes que norteiem a prática do professor, as suas relações com o aluno e formentem o pleno desenvolvimento da criança, da sua autonomia e do seu caráter.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-01T14:57:49Z No. of bitstreams: 1 Kelma e Meuryane da Costa.pdf: 256465 bytes, checksum: b8b2b879a304009b4ee6be00359234e1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-01T14:58:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Kelma e Meuryane da Costa.pdf: 256465 bytes, checksum: b8b2b879a304009b4ee6be00359234e1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-01T14:58:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Kelma e Meuryane da Costa.pdf: 256465 bytes, checksum: b8b2b879a304009b4ee6be00359234e1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-01T14:58:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Kelma e Meuryane da Costa.pdf: 256465 bytes, checksum: b8b2b879a304009b4ee6be00359234e1 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectDisciplina Positivapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleA (in)disciplina na escola no enfoque da disciplina positivapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kelma e Meuryane da Costa.pdf250,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.