Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4271
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorXavier, Angelita Barreto-
dc.contributor.authorVales, Daiane Lopes-
dc.date.accessioned2023-06-05T19:22:49Z-
dc.date.available2023-06-05T19:22:49Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationXAVIER, Angelita Barreto, VALES, Daiane Lopes. Alfabetização da leitura de contextos - textos matemáticos: impactos da linguagem no processo de ensino e aprendizagem . 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4271-
dc.description.abstractNo artigo “Alfabetização da Leitura de Contextos-Textos Matemáticos: impactos da linguagem no processo de ensino e aprendizagem”, objetivamos compreender como é construída a alfabetização de leitura de contextos-textos matemáticos e seus impactos da linguagem no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo foi orientado pelo problema da pesquisa: como é construída a alfabetização de leitura de contextos-textos matemáticos e seus impactos da linguagem no processo de ensino e aprendizagem? De janeiro a setembro de 2020, foi realizada a pesquisa qualitativa teórica e de campo. Esta pesquisa foi realizada mediante entrevista semiestruturada junto aos sujeitos da investigação: dois docentes de duas escolas públicas municipais de Guajará-Mirim/RO. As informações foram analisadas à luz das matrizes teóricas (AFONSO, s/d; AVILA e SILVA, 2013; CHASSOT, 2003; DANYLUK,1991; FREIRE, 2005, 2006 e 2014; KRAMER, 2001; MACEDO, 2015; MIZUKAMI, 1986), que orientaram a elaboração do presente trabalho acadêmico. Os resultados evidenciaram que a alfabetização de leitura de contextos-textos matemáticos e seus impactos da linguagem no processo de ensino e aprendizagem são construídos no interior dos ambientes escolares e não escolares, das práticas ampliadas de reflexão, interpretação, crítica, apreensão e articulação dos conteúdos cotidianos e conteúdos matemáticos, realizadas pelos alunos, mediada pela práxis dos professores, orientados pela alfabetização científica Interdisciplinar de leitura.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-05T19:22:24Z No. of bitstreams: 1 ANGELITA E DAIANE.pdf: 440151 bytes, checksum: 19fe02ab813bd1ec6b9fc6ff157a7650 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-05T19:22:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANGELITA E DAIANE.pdf: 440151 bytes, checksum: 19fe02ab813bd1ec6b9fc6ff157a7650 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-05T19:22:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANGELITA E DAIANE.pdf: 440151 bytes, checksum: 19fe02ab813bd1ec6b9fc6ff157a7650 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-05T19:22:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANGELITA E DAIANE.pdf: 440151 bytes, checksum: 19fe02ab813bd1ec6b9fc6ff157a7650 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectContextos-textopt_BR
dc.titleAlfabetização da leitura de contextos - textos matemáticos: impactos da linguagem no processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANGELITA E DAIANE.pdf429,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.