Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4283
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Auriana Ponhes de | - |
dc.contributor.author | Araújo, Ivane Mendes de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-06T12:50:27Z | - |
dc.date.available | 2023-06-06T12:50:27Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Auriana Ponhes de. ARAÚJO, Ivane Mendes de. Programa de Residência Pedagógica: a utilização de recursos didático - pedagógicos como facilitadores de aprendizagem. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4283 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa realizada para este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo destacar aos futuros pedagogos a importante contribuição de termos aplicado recursos didáticos pedagógicos como facilitadores no processo de ensino aprendizagem para alunos do 2º ano do ensino fundamental em Guajará Mirim, durante 18 meses. Para a mesma, foi realizada uma pesquisa de campo enquanto participávamos do estágio obrigatório em docência vinculado ao Programa Residência Pedagógica (PRP), através da Universidade Federal de Rondônia, campus Jorge Vassilakis – Guajará Mirim e a Secretaria Municipal de Educação, de natureza qualitativa utilizamos como instrumento de coleta de dados a técnica de observação direta. Destacamos alguns autores que deram suporte a nossa pesquisa bibliográfica: Freire (1982), Ferreiro e Teberosky (1985), Souza (2007), Wallon (1968), Vygotsky (1998) dentre outros que se fazem presentes durante o trabalho. Após a análise dos dados identificamos que as contribuições do PRP, no período de imersão como residentes atuando na educação básica foi possível conhecer na prática a realidade de uma sala de aula, em especial da rede pública municipal, onde as dificuldades são bastante acentuadas e diversificadas, porém, conseguimos vivenciar uma experiência diferente de todas as vividas no decorrer do curso. Com essa experiência podemos observar que as atividades práticas se fazem necessário logo nos primeiros períodos, e que todos discentes em licenciaturas possam ter esse privilégio. A constituição deste trabalho ficou claro o quão é importante para a prática docente a articulação entre a teoria e a prática nos cursos de licenciatura. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-06T12:49:56Z No. of bitstreams: 1 AURIANE E IVANE.pdf: 792660 bytes, checksum: 62b0c70ab5811da765969424b1e14a18 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-06T12:50:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AURIANE E IVANE.pdf: 792660 bytes, checksum: 62b0c70ab5811da765969424b1e14a18 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-06T12:50:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AURIANE E IVANE.pdf: 792660 bytes, checksum: 62b0c70ab5811da765969424b1e14a18 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-06T12:50:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AURIANE E IVANE.pdf: 792660 bytes, checksum: 62b0c70ab5811da765969424b1e14a18 (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Programa de Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Ensino Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Programa de Residência Pedagógica: a utilização de recursos didático - pedagógicos como facilitadores de aprendizagem. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AURIANE E IVANE_vedado (1).pdf | 830,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.