Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4283
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Auriana Ponhes de-
dc.contributor.authorAraújo, Ivane Mendes de-
dc.date.accessioned2023-06-06T12:50:27Z-
dc.date.available2023-06-06T12:50:27Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFREITAS, Auriana Ponhes de. ARAÚJO, Ivane Mendes de. Programa de Residência Pedagógica: a utilização de recursos didático - pedagógicos como facilitadores de aprendizagem. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4283-
dc.description.abstractA pesquisa realizada para este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo destacar aos futuros pedagogos a importante contribuição de termos aplicado recursos didáticos pedagógicos como facilitadores no processo de ensino aprendizagem para alunos do 2º ano do ensino fundamental em Guajará Mirim, durante 18 meses. Para a mesma, foi realizada uma pesquisa de campo enquanto participávamos do estágio obrigatório em docência vinculado ao Programa Residência Pedagógica (PRP), através da Universidade Federal de Rondônia, campus Jorge Vassilakis – Guajará Mirim e a Secretaria Municipal de Educação, de natureza qualitativa utilizamos como instrumento de coleta de dados a técnica de observação direta. Destacamos alguns autores que deram suporte a nossa pesquisa bibliográfica: Freire (1982), Ferreiro e Teberosky (1985), Souza (2007), Wallon (1968), Vygotsky (1998) dentre outros que se fazem presentes durante o trabalho. Após a análise dos dados identificamos que as contribuições do PRP, no período de imersão como residentes atuando na educação básica foi possível conhecer na prática a realidade de uma sala de aula, em especial da rede pública municipal, onde as dificuldades são bastante acentuadas e diversificadas, porém, conseguimos vivenciar uma experiência diferente de todas as vividas no decorrer do curso. Com essa experiência podemos observar que as atividades práticas se fazem necessário logo nos primeiros períodos, e que todos discentes em licenciaturas possam ter esse privilégio. A constituição deste trabalho ficou claro o quão é importante para a prática docente a articulação entre a teoria e a prática nos cursos de licenciatura.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-06T12:49:56Z No. of bitstreams: 1 AURIANE E IVANE.pdf: 792660 bytes, checksum: 62b0c70ab5811da765969424b1e14a18 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-06T12:50:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AURIANE E IVANE.pdf: 792660 bytes, checksum: 62b0c70ab5811da765969424b1e14a18 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-06T12:50:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AURIANE E IVANE.pdf: 792660 bytes, checksum: 62b0c70ab5811da765969424b1e14a18 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-06T12:50:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AURIANE E IVANE.pdf: 792660 bytes, checksum: 62b0c70ab5811da765969424b1e14a18 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrograma de Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino Aprendizagempt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titlePrograma de Residência Pedagógica: a utilização de recursos didático - pedagógicos como facilitadores de aprendizagem.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AURIANE E IVANE_vedado (1).pdf830,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.