Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4292
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTirina, Elizete Santos-
dc.date.accessioned2023-06-06T14:20:37Z-
dc.date.available2023-06-06T14:20:37Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationTIRINA, Elizete Santos. Alfabetização em tempos de pandemia: uma revisão de literatura. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4292-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica que explorou referenciais teóricos sobre alfabetização no cenário da pandemia da Covid-19, vivido no ano de 2020/2021, o que veio, então, impactar o trabalho do professor. Este trabalho tem por objetivo expor estudos de experiências de práticas de leitura e escrita durante a pandemia. Devido ao isolamento social em virtude da pandemia do novo Coronavírus, o ensino remoto se tornou uma opção para que o processo de educação escolar não fosse interrompido. As disciplinas e conteúdos foram mantidos e aplicados através de videoaulas e atividades disponibilizadas por plataformas on-line.Foram realizadas leituras exploratórias em 83 trabalhos, com a mesma temática Dessa maneira, selecionamos 5 artigos que farão parte do presente trabalho junto com obras completas de autores renomados, no que se trata do campo da alfabetização e letramento na esfera nacional brasileira. No entanto, nem todos os alunos conseguiram acompanhar essa nova modalidade de ensino e suas novidades, pois muitos alunos não tinham um dispositivo eletrônico. As consequências dos novos métodos aplicados podem se dar desde a saúde mental dos alunos, passando pela alimentação, e as condições do aprendizado, pois muito se perdeu e pouco se avaliou sobre as formas de seguir o novo método. O ensino remoto, então utilizado como alternativa para dar continuidade e o funcionamento das aulas durante a pandemia, no que se refere à leitura, tem sido trabalhado com menos veemência e de maneira alternativa, o que evidencia a necessidade de ações paralelas para que a leitura não seja deixada em segundo plano, comprometendo a formação de leitores e o desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-06T14:20:12Z No. of bitstreams: 1 ELIZETE SANTOS.pdf: 238377 bytes, checksum: dcfa56eb2e1064a0c0c3af2aee57b68b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-06T14:20:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ELIZETE SANTOS.pdf: 238377 bytes, checksum: dcfa56eb2e1064a0c0c3af2aee57b68b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-06T14:20:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ELIZETE SANTOS.pdf: 238377 bytes, checksum: dcfa56eb2e1064a0c0c3af2aee57b68b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-06T14:20:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELIZETE SANTOS.pdf: 238377 bytes, checksum: dcfa56eb2e1064a0c0c3af2aee57b68b (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleAlfabetização em tempos de pandemia: uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIZETE SANTOS.pdf232,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.