Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4294
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinheiro, Elvira Rodrigues Carvajal-
dc.contributor.authorBarbosa, Mineia Moreira-
dc.date.accessioned2023-06-06T15:03:29Z-
dc.date.available2023-06-06T15:03:29Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Elvira Rodrigues Carvajal, BARBOSA, Mineia Moreira. Relação alfabetização matemática e o lúdico, na educação infantil: práticas docentes e discentes. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4294-
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo compreender como é construída a relação alfabetização matemática e o lúdico, na Educação Infantil, mediada pelas práticas docentes e discentes. Entre outros, o objetivo esteve articulado ao problema da pesquisa: como é construída a relação alfabetização matemática e o lúdico,materializada durante o desenvolvimento das práticas docentes e discentes?De julho de 2021 a março de 2022, foi realizada a pesquisa qualitativa teórica. As matrizes, que fundamentaram o estudo, foram as seguintes:Bemvenuti (2009),Brasil (1996), Brasil (2001) Brougère (2006), Danyluk (1991), Freire (2005, 2014), Freire; Macedo (2015), Gasparin (2015), Huizinga (2004), Kishimoto (2017), Moysés (2007), Mortimer (1998), Moura (2017), Pais (2003) e Rosa (2007). A alfabetização matemática e o lúdico estabelecem relações ampliadas antes e durante os processos de ensino e aprendizagem das leituras das linguagens dos textos e contextos dos conteúdos matemáticas, dentro e fora de sala de aula.Os resultados evidenciaram que a construção da relação entre construção da alfabetização matemática e o lúdico, na Educação Infantil, ampliou a qualidade da prática docente-discente do processo dialógico e dialético de ensino e aprendizagem dos conteúdos científicos e cotidianos dos discentes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-06T15:03:02Z No. of bitstreams: 1 ELVIRA E MINEIA.pdf: 210876 bytes, checksum: d0c03bd8d5e1854f7415c991ad9cf20a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-06T15:03:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ELVIRA E MINEIA.pdf: 210876 bytes, checksum: d0c03bd8d5e1854f7415c991ad9cf20a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-06T15:03:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ELVIRA E MINEIA.pdf: 210876 bytes, checksum: d0c03bd8d5e1854f7415c991ad9cf20a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-06T15:03:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELVIRA E MINEIA.pdf: 210876 bytes, checksum: d0c03bd8d5e1854f7415c991ad9cf20a (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetização matemáticapt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleRelação alfabetização matemática e o lúdico, na educação infantil: práticas docentes e discentespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELVIRA E MINEIA.pdf205,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.