Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4299
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSanders, Jaimeson Rodrigues de Souza-
dc.contributor.authorNascimento, Viviane Evangelista-
dc.date.accessioned2023-06-07T12:48:31Z-
dc.date.available2023-06-07T12:48:31Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSANDERS, Jaimeson Rodrigues de Souza, NASCIMENTO, Viviane Evangelista. A educação escolar indígena em interface com a educação especial na etnia Puruborá: limites e possibilidades. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4299-
dc.description.abstractA presente pesquisa aborda um estudo com a temática, a educação escolar indígena em interface com a educação especial na etnia Puruborá limites e possibilidades: um estudo de caso visando especificamente a etnia Puruborá. A realidade das escolas nas aldeias tem sido marcada por grandes desafios e dificuldades que de certo modo refletem na prática pedagógica docente e, sobretudo, na alfabetização de alunos especiais. Tomando como referência essa realidade e a relevância da alfabetização para a formação e desenvolvimento dos alunos indígenas, o nosso problema na pesquisa bibliográfica foi: Em que consiste as dificuldades da prática pedagógica encontradas pelos docentes das escolas indígena da educação no campo no que se refere à alfabetização? E tem como objetivo analisar as dificuldades da prática pedagógica nos ensinos desses alunos encontradas pelos docentes das escolas nas aldeias. A abordagem metodológica utilizada tem característica qualitativa, de natureza aplicada, quanto aos objetivos a mesma é descritiva-exploratória. Quanto aos seus procedimentos trata-se de um estudo de caso, através de uma pesquisa bibliográfica que utilizou como instrumentos para coleta de dados as seguintes técnicas: questionários e entrevista semiestruturada, na aldeia de Aperoí no Município de Seringueiras- RO.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T12:48:07Z No. of bitstreams: 1 JAIMESON E VIVIANE.pdf: 457151 bytes, checksum: 140c628561146b8a8967d2e33cf2f5f5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T12:48:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JAIMESON E VIVIANE.pdf: 457151 bytes, checksum: 140c628561146b8a8967d2e33cf2f5f5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T12:48:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JAIMESON E VIVIANE.pdf: 457151 bytes, checksum: 140c628561146b8a8967d2e33cf2f5f5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-07T12:48:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JAIMESON E VIVIANE.pdf: 457151 bytes, checksum: 140c628561146b8a8967d2e33cf2f5f5 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleA educação escolar indígena em interface com a educação especial na etnia Puruborá: limites e possibilidadespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAIMESON E VIVIANE.pdf446,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.